Luanda - Um acordo de cooperação e partilha de experiências, no âmbito da política de implementação de exames nacionais, foi, esta terça-feira, em Luanda, assinado entre os Institutos Nacional de Avaliação e de Desenvolvimento da Educação (INADE) e de Avaliação Educativa (IAVE) de Portugal.
O acordo rubricado pelos representantes dos dois institutos, respectivamente, Diassala André e Luis dos Santos, prevê estabelecer e regular a parceria de avaliação externa entre os dois países.
O protocolo visa ainda, entre outros aspectos, criar mecanismos para a cooperação de modo a contribuir para a criação de um Sistema Nacional de Avaliação Externa em Angola, para a melhoria da melhoria do Sistema Educativo.
Este instrumento irá contribuir para a aquisição de conhecimentos, que possam contribuir para o alcance dos objectivos preconizados, permitindo o fortalecimento das relações de amizade entre os povos.
Serve para facilitar o intercâmbio de experiências nas diferentes áreas socioeconómicas e técnicas-científicas para o reforço da capacidade institucional de ambos os Estados.
Para a ministra da Educação, Luísa Grilo, é preciso que o sistema de avaliação externa seja robusto, funcional e produza os resultados que conduzam à qualidade educacional.
Já o seu homólogo luso, João Costa, disse que os documentos rubricados representam um teste na robustez do seu país na consolidação de mais de 20 anos de avaliação externa, cuja função é uma auto-avaliação enquanto sistema educativo.
Realçou que Portugal vai trazer experiência e informação, pois o sistema de exames é Nacional, feito e desenvolvido em Angola.