Luanda - A Embaixada de Angola no Qatar ofereceu, esta terça-feira, à Biblioteca Nacional deste país, alguns exemplares de livros de António Agostinho Neto, traduzidos em inglês, sobre a vida e obra do primeiro Presidente angolano, para a divulgação do seu legado e feitos.
De acordo com uma nota de imprensa da Embaixada angolana no Estado do Qatar, enviada à ANGOP, a entrega das obras literárias, algumas das quais da escritora Ana Maria de Oliveira, foi feita pelo embaixador António Coelho Ramos da Cruz.
O acto enquadrou-se nas celebrações do 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional e Fundador da Nação, que também marca o décimo-segundo aniversário do nascimento de Agostinho Neto.
O evento ocorreu durante uma audiência concedida pelo ministro de Estado e director da Biblioteca Nacional do Qatar, Hamad Bin Abdelaziz Al Kuwari, ao embaixador angolano, seguido de uma visita guiada às instalações da instituição, com a presença de diplomatas e demais funcionários da Embaixada de Angola no Qatar.
António Agostinho Neto, primeiro Presidente de Angola, nasceu em 1922, na aldeia de Kaxicane, município de Icolo e Bengo, província de Luanda.
Proclamou a independência de Angola em 11 de Novembro de 1975, tornando-se Presidente de Angola até à data da sua morte, em 10 de Setembro de 1979.FMA/AJQ