Ondjiva – Alunos do ensino primário da província do Cunene solicitaram, na sexta-feira, em Ondjiva, o alargamento do programa merenda escolar, para incentivar mais no processo de ensino e aprendizagem das crianças.
O pedido foi expresso pela aluna da 5ª classe, Ana Ndahumenua, na abertura do ano lectivo 2024/2025, orientado pelo governador do Cunene em exercício, Apolo Ndinoulega.
Em representação dos alunos da província, Ana Ndahumenua pediu ao governo para alargar a distribuição da merenda em todas as instituições de ensino primário, contribuindo, deste modo, para a permanência destes nas escolas.
Dos 154 mil e 88 alunos do ensino primário controlados na província, apenas 48 mil e 154 serão abrangidos no presente ano lectivo, pelo programa merenda escolar.
Na mesma mensagem, os alunos pediram o reforço na distribuição do material didáctico e construção de mais salas de aulas, para retirar as 47 mil 225 crianças que estudam debaixo das árvores.
Por seu turno, Apolo Ndinoulenga respondeu que o governo da província esta envidar todos os esforços para a melhoria do ensino e aprendizagem.
“Tem sido constrangedor constatar um grande número de crianças a estudar debaixo de árvores, mas o Executivo angolano continua apostado na melhoria do sector social em que a educação também faz parte”, afirmou.
Referiu que a procura pelo acesso à educação ainda é maior que a oferta no I e II ciclo e nas escolas técnico-profissional pedagógica, este ano apenas com a disponibilidade de três mil e 487 vagas.
No domínio das infra-estruturas, disse que nos últimos quatro anos foram construídas 164 novas salas de aulas e 190 quartos para professores e enfermeiros das áreas rurais, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
Apolo Ndinoulega apelou os professores a estarem mais comprometidos com a educação, pautarem pela assiduidade, pontualidade e na superação para melhorar a qualidade de ensino.
No ano lectivo 2024/2025, Cunene conta 231 mil 738 alunos matriculados, sendo 29 mil 118 no pré-escolar, 154 mil e 88 ensino primário, 32 mil e 264 no I ciclo e 16 mil 262 no II ciclo do ensino secundário, distribuídos em 335 escolas e seis mil 549 professores. PEM/LHE/OHA