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Alunos pedem melhoria das condições de ensino/aprendizagem

     Educação              
  • Huambo • Sábado, 10 Fevereiro de 2024 | 15h25
Alunos
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Isalvina Upite - ANGOP

Huambo - O secretário da União Nacional dos Estudantes de Angola (UNE-A) no Huambo, Rafael Capapelo, pediu, este sábado, ao governo para que continue a melhorar as condições de ensino/aprendizagem, com a construção de mais escolas nas comunidades.

O responsável falava durante o encontro que as associações locais dos estudantes do ensino geral mantiveram com o director do gabinete da Educação na província do Huambo, Mário José da Costa Rodrigues.

Na ocasião, destacou a necessidade do Governo da província do Huambo investir, cada vez mais, no aumento das infra-estruturas escolares, para se combater o fenómeno de crianças fora do sistema de ensino/aprendizagem e acabar a existência de outras que, ainda, se encontram a receber aulas debaixo das árvores.

De igual modo, defendeu o reforço da segurança escolar e maior abrangência na atribuição do cartão social de acesso gratuito aos transportes públicos, até aos 17 anos, ao contrário dos 15 anos previstos pelo programa Gira Mais.

Referia-se que, nesta região do Planalto Central de Angola, o projecto da Empresa Nacional de Bilhética Integrada (ENBI) afecta ao Ministério dos Transportes e da Agência de Transportes Terrestres (AGTT abrange, numa primeira fase, pelo menos 200 alunos, com idades entre seis e 15 anos, dos municípios da Caála e Huambo.

Rafael Capapelo argumentou que o acesso ao passe social, para as crianças dos seis aos 17 anos de idade, ajudará muitos alunos do II ciclo, sobretudo, de famílias carenciadas a darem seguimento aos estudos sem grandes constrangimentos.

Em resposta, o director do gabinete da Educação na província do Huambo, Mário Rodrigues, considerou que as reclamações dos alunos constam das preocupações do sistema de ensino geral, com a execução de medidas capazes de resolver no curto e no médio prazos.

Destacou a conjugação de esforços, entre o Governo local, os parceiros sociais, as comunidades e as famílias, em particular, como uma das principais vias para a resolução dos problemas do sistema de ensino/aprendizagem.

O sector da Educação da província do Huambo matriculou, no presente ano lectivo, 842 mil 734 alunos, mais 21 mil 919 que o anterior (2022/2023) em todos os níveis.

Trata-se de 82 mil 877 no ensino pré-escolar, 575 mil 95 primários, 122 mil 63 do I ciclo e 62 mil 699 do II ciclo, incluindo de magistérios primários e institutos politécnicos, que estudam em 10 mil 121 salas de aula, correspondentes a 919 escolas, incluindo do ensino privado, asseguradas por 18 mil 299 funcionários, dos quais 14 ml 636 professores. MLV/ALH

 





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