Luanda - Cento e 43 mil 360 alunos dos subsistemas do Ensino Geral, da 6ª, 9ª e 12ª classe das escolas públicas, público-privadas e privadas do país iniciam hoje, segunda-feira, até sexta-feira, a 2ª fase dos exames nacionais de generalização, garantiu o director-geral do Instituto Nacional de Avaliação e de Desenvolvimento da Educação (INADE), Disala André.
O Ministério da Educação (MED) tem vindo, de forma experimental e gradual, a implementar os exames nacionais, desde o ano lectivo de 2021/22.
Em declarações ao Jornal de Angola, fez saber que as provas foram distribuídas nas 18 províncias e os docentes selecionados para acompanharem já embarcaram todos para os locais definidos.
Nesta fase das provas nacionais, os alunos da 6ª classe vão fazer exames nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza, História e Geografia.
Já os da 9ª classe, vão ser avaliados em testes de Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, História e Geografia, mesmas disciplinas que vão servir de avaliação dos alunos da 12ª classe.
De acordo com o regulamento do Ministério da Educação, as provas vão ser realizadas em Centros de Exames e têm uma duração de 90 minutos, para a 6ª classe e 120 minutos para a 9ª e 12ª classes.
Dissala André esclareceu que com a descentralização dos exames nacionais foram criados Centros Regionais de Exames Nacionais (CRCEN) no Cuanza - Sul, Huambo e Luanda, para a correcção das provas.
De acordo com o calendário escolar, os alunos entram de férias no dia 25 de Junho, cuja abertura do ano lectivo 2024/25 acontece, a 30 de Agosto.
O arranque das aulas do próximo ano lectivo de 2024/25 está agendado para 2 de Setembro. EVC/PA