Ondjiva - Vinte e quatro mil, 436 alunos do I ciclo do ensino secundário (7ª, 8ª e 9ª classe) da província do Cunene recebem, desde sexta-feira, subsídios escolares, no âmbito do Projecto de Empoderamento de Raparigas e Aprendizagem Para Todos (PAT II).
Cadastrados no programa de bolsas de estudo do ano lectivo 2024/2025, cada um tem direito a 35 mil kwanzas, o correspondente ao subsídio escolar de bónus de matrículas.
No entanto, as meninas com melhor aproveitamento escolar têm direito, no final do ano lectivo, a mais 35 mil Kwanzas.
A informação foi prestada este domingo, à ANGOP, pelo director do gabinete de Educação no Cunene, Domingos de Oliveira, realçando que os beneficiários foram cadastrados no programa de bolsas de estudo, em Maio de 2024.
Fez saber que a bolsa é paga no início do 2º trimestre de cada ano, mas, devido algumas dificuldades operacionais, o processo prolongou-se, com a garantia de que todos receberão os seus valores.
Revelou que, em função da pesquisa realizada, as meninas são as que mais abandonam os estudos por várias razões e, por isso, para motivá-las a permanecerem nas aulas, as (meninas) que tiverem bom aproveitamento recebem 70 mil kwanzas.
Domingos de Oliveira informou que o processo de entrega dos subsídios está a decorrer em simultâneo em todas as sedes municipais da província do Cunene.
Por sua vez, a encarregada de educação, Epifania Lídia, destacou as vantagens deste programa do governo, que vai minimizar os custos das famílias na aquisição do material escolar para os seus educandos
No presente ano lectivo estão matriculados, no Cunene, 229 mil e 505 alunos desde a iniciação a 6º classe do I e II ciclo do ensino secundário, em 334 escolas, a serem assistidas por seis mil e 549 professores.
A província conta com 334 escolas, destas 257 do ensino primário, 41 complexos, 23 colégios, cinco magistérios, três liceus, igual número de institutos técnicos e dois institutos politécnicos.
A iniciativa, com duração de dois anos, enquadra-se no Projecto de Empoderamento das Raparigas e Aprendizagem para Todos (PAT II), do Ministério da Educação, e é financiado pelo Banco Mundial, com um valor global de 250 milhões de dólares.
O Programa de Bolsas de Estudo, cuja apresentação oficial aconteceu em Outubro de 2022, prevê beneficiar em todo país, 900 mil alunos do I° Ciclo do Ensino Secundário Público e Público-privado, com atenção especial às raparigas. EM/LHE/VIC