Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Alunos da 6ª e 12ª classes participam de exame nacional piloto

     Educação              
  • Luanda • Segunda, 02 Maio de 2022 | 13h24
Luísa Maria Alves Grilo, Ministra da Educação
Luísa Maria Alves Grilo, Ministra da Educação
Francisco Miúdo

Luanda – Dois mil alunos da 6ª e 12ª classes serão submetidos ao Exame Nacional Piloto do Ministério da Educação (MED), nos dias 23 e 24 de Junho deste ano, para aferir se os objectivos do sistema de ensino e aprendizagem cumpriram com o preconizado durante o ano lectivo.

Durante uma conferência de imprensa realizada esta segunda-feira, em Luanda, a ministra da Educação, Luísa Grilo, esclareceu que a escolha das duas classes deve-se ao facto de representarem o final do ensino primário e do secundário.

Os alunos a serem seleccionados de forma aleatória serão submetidos a testes de Língua Portuguesa e Matemática, disciplinas nucleares de qualquer classe.

O Exame Nacional Piloto, que pretende gradualmente aumentar o número da amostra, vem de maneira externa avaliar o sistema e permitir a reavaliação do sistema de educação.

Este instrumento de avaliação tem como objectivo conferir se o aluno aprendeu o que estava previsto ao professor ensinar, bem como se os manuais estão realmente a ser objectivos e esclarecedores.

O exame não será elaborado nem aplicado pelo pessoal docente da instituição que o estudante frequenta, mas por técnicos do Ministério da Educação (MED) seleccionados e capacitados para  o efeito.

"A avaliação de um sistema de ensino funcional não pode ser apenas por provas dos professores ou exames nacionais, mas deve ser feito em todo o processo, para encontrarem as reais dificuldades e possíveis soluções”, disse.

A ministra explicou que o processo, também conhecido como avaliação externa, deve ser desencadeado no final de cada ano, para analisar também os perfis de saída dos alunos.

O exame será realizado em simultâneo nas 18 províncias do país.

O mesmo não tem capacidade de reprovar,  nem aprovar os estudantes, apenas auferir os níveis de aprendizagem e ensino.

Para efeito, foram seleccionados 250 técnicos nacionais, tendo em conta a antiguidade de serviço e sua experiência, devidamente capacitados, em grupos diferentes para elaboração, classificação e aplicação do teste.

O MED conta, para êxito do exame, que abrangerá o ensino público,  privado e o inclusivo, com 17 técnicos do Instituto Português responsável pelos exames portugueses (IAVE).

A nível do Ministério da Educação, o processo está a ser coordenado pelo Instituto de Desenvolvimento do Ministério.





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Chuvas afectam cerca de cinco mil pessoas no Botswana

 Terça, 25 Fevereiro de 2025 | 15h42

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+