Soyo – Doze mil 985 cidadãos foram alfabetizados no ano transacto, na província do Zaire, nos diferentes módulos de ensino, no âmbito do Programa de Alfabetização e Aceleração Escolar (PAAE).
De acordo com o director do gabinete provincial da Educação, José Luís Amélia, que falava no acto comemorativo do dia internacional de alfabetização, assinalado quinta-feira (8), deste número, 2 mil 622 cidadãos foram alfabetizados no módulo 1, dos quais 1.345 são do sexo feminino.
Em relação ao módulo 2, a fonte disse terem sido alfabetizados, no ano passado, 2 mil 903 indivíduos, 1.624 dos quais mulheres, ao passo que o módulo 3 abrangeu 4.583 cidadãos, dos quais 1.089 do sexo feminino.
Estão matriculados neste ano, a nível da província do Zaire, 8.528 alfabetizandos nos três módulos formativos.
Ao todo, mais de 200 mil cidadãos foram alfabetizados na província do Zaire, nos últimos 14 anos.
Vice-governadora destaca importância da alfabetização
A vice-governadora do Zaire, para a área política, social e económica, Fernanda Sumbo Guerra, destacou, no Soyo, a importância do processo de alfabetização no combate à pobreza e promoção da igualdade.
Ao intervir no acto provincial do dia internacional de alfabetização, a responsável assinalou que uma sociedade alfabetizada contribui de forma significativa no desenvolvimento do país nos mais variados domínios.
A propósito, a vice-governadora reiterou o empenho do governo provincial de continuar a construir mais infra-estruturas para fazer face as necessidades do sector da educação na região, no âmbito dos programas integrado de intervenção nos municípios (PIIM) e combate à pobreza.
Acrescentou que a alfabetização permite ao indivíduo participar de forma activa no crescimento do país com ideias e pensamentos construtivos.