Ndalatando – Um novo projecto de formação profissional e de professores no meio rural começa a ser implementado a partir de 2023, no município do Lucala, no quadro da cooperação entre as agências de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP) e a de Cooperação Internacional da Corea do Sul (Koika).
O projecto, inovador, inclui a formação a distância com recursos às Tecnologias de Informação e Comunicação, segundo a presidente do Conselho de Administração da ADPP, Rikke Viholm, no quadro de uma visita de trabalho hoje (quinta-feira) à província.
O projecto, que inicia na província do Cuanza Norte, vai abranger também Malanje e Úige. Está avaliado em seis milhões de dólares americanos e será implementado em cinco anos.
A koika coopera com a ADDP na formação de professores e técnica profissional desde 2009.
O primeiro secretario e chefe de Secção Política e Económica da Embaixada da Coreia do Sul em Angola, Hyung Kwon Jung, que também faz parte da equipa de trabalho, esclareceu que o seu pais é expert no campo da formação electrónica e pretende partilhar a experiência com Angola.
Informou que a Koika coopera com vários paises africanos e em Angola já investiu cerca de 200 biliões de dólares americanos em vários projectos, como o de Inovação da Segurança Pública, e o Industrial de Tecnologia Avançada, em Luanda, assim como o de Modernização da Cidade do Sumbe.
A ADPP coopera com o Ministério da Educacao há 26 anos e já formou 14 mil e 700 professores no meio rural.
Actualmente, em parceria co Ministério da Educação tem 14 escolas em igual número de localidades no país.
A organização actua igualmente no sector da alfabetização e empoderamento da mulher nas áreas rurais, que integra também a vertente da cidadania, inclusão financeira e na economia formal, assim como ambiente, para uso sustentável de recursos florestais.
A ADPP é uma Organização Não Governamentel presente em território angolano. Foi fundada em 1986 e oficialmente registada no Ministério da Justiça em 1992. Actualmente implementa projectos de desenvolvimento em 17 províncias nas áreas de educação, saúde, desenvolvimento comunitário, agricultura e outros.
Antes de partir para o municipio do Lucala, a delegação teve um encontro de cortesia, na cidade de Ndalatando, com o governador em exercício da província do Cuanza Norte, Mendonça Luís.