Matala - Duas escolas do ensino primário e primeiro ciclo, do município da Matala, na Huíla, que no começo do ano lectivo queixaram-se da falta de condições, beneficiaram de novas carteiras para cobrir 12 salas de aulas.
Os assentos foram adquiridos no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, para conferir conforto e dignidade aos alunos, bem como melhorar o processo de ensino e da aprendizagem e entregues esta semana.
Tratam-se dos complexos escolares “Samuel Marcolino” e o “Produção e Luta”, do bairro 11 de Novembro, um gesto que deixou os alunos felizes ao assumirem o compromisso de cuidar o material que vai melhorar as suas actividades lectivas, numa mensagem.
O administrador local, Manuel Machado, admitiu que há falta d material em algumas escolas, na sua maior parte por actos de vandalismo, pelo que a reposição tem sido regular, conforme a disponibilidade financeira.
A ideia, segundo o gestor, é que todas escolas do município tenham carteiras suficientes para os alunos que matricularam.
O município da Matala tem uma rede escolar de 110 escolas, das quais quatro privadas, que totaliza 679 salas de aula. No presente ano lectivo estão matriculados 76 mil e 346 alunos. MS