Ondjiva - O director do Gabinete da Educação no Cuanhama (Cunene), Celestino Weyulu, reiterou o apelo aos gestores escolares, professores e encarregados de educação, na comuna da Môngua, a engajarem-se na efectividade do direito à educação de qualidade das crianças, no município do Cuanhama, província do Cunene.
Ao falar no quadro Dia Nacional do Educador, assinalado a 22 de Novembro, Celestino Weyulu ressaltou que os actores educativos devem estar comprometidos com o ensino.
Destacou o facto de o educador ser um promotor da aprendizagem que deve procurar ensinar, educar, transmitir conhecimentos e valores aos educandos para torná-los os catalisadores do desenvolvimento sócio-económico do país.
“Desempenham um papel determinante em moldar as habilidades cognitivas, emocionais e sociais dos alunos, facilitar criar um ambiente seguro e inclusivo, estimulando o aprendizado e o seu crescimento”, afirmou.
Pediu aos pais para participarem mais nos processos de aprendizagem como factor motivador para as crianças, ajudar nas tarefas de casa e verificar o desempenho e tudo que envolva o ensino.
Para o presente ano lectivo, 107 mil alunos estão matriculados no Cuanhama, enquadrados em 138 escolas do ensino primário e médio, assegurados por mil e 420 professores.
O Dia Nacional do Educador em Angola, 22 de Novembro, foi instituido em 1977 pelo primeiro Presidente António Agostinho Neto, em homenagem a abertura da campanha de alfabetização na fábrica Textang II, em Luanda.
A efeméride é uma ocasião para reflectir sobre o papel do educador na sociedade e a importância da sua actividade na construção de um mundo mais moderno e globalizado. PEM/LHE/SEC