Cabinda – O reinício das aulas referentes ao segundo trimestre do presente ano lectivo, na cidade de Cabinda, após a pausa pedagógica da quadra festiva, foi marcado com um absentismo acentuado dos alunos nas escolas.
A ANGOP constatou durante uma ronda efectuada hoje nos complexos escolares Barão Puna, Sagrada Esperança e Comandante Gika, a presença massiva dos professores em salas de aula, mas sem o número considerável dos alunos.
António Custódio, professor do Instituto Médio Politécnico de Cabinda, deplorou a ausência significativa dos discentes neste primeiro dia normal de aulas, após a festa do Natal e do Ano Novo.
Pediu aos pais e encarregados de educação para nos próximos dias encaminharem os seus educandos às escolas para evitarem faltas.
Estão matriculados neste ano lectivo na província de Cabinda 253 mil alunos do primeiro nível ao II ciclo do ensino secundário.
A região conta com uma rede escolar composta por 244 instituições, cujas aulas são asseguradas por 6.629 professores. ING/JFC/JL