Luena - O primeiro dia de aula no ensino geral, na cidade do Luena, foi marcado por absentismo acentuado de alunos e ligeiro dos professores nas salas de aulas das principais escolas da capital provincial, constatou, esta segunda-feira, a ANGOP.
No Colégio Politécnico n° 241, por exemplo, os professores, com uma presença de 93 porcento, estiveram presentes para lecionar, porém, verificou-se apenas a presença de 30 porcento de alunos de um total de 780 estudantes matriculados.
Situação identifica foi constatada no Complexo Diocesano São José n° 341, cuja presença dos alunos foi estimada em 50 por cento e 90 por cento de professores.
Já no Colégio n° 98 do Bairro Mandembwe, a participação dos alunos foi razoável, estimada em 45 e 100 porcento dos professores, igual cenário vivido no Complexo Escolar nº 338 "Camarada Tchifuchi", o maior da província.
Esse complexo possui 35 salas de aula, e ficou longe de serem preenchidas, dado o facto de apenas 30 por cento dos discentes acorreram às aulas, enquanto que os professores estavam em pelo menos 80 para professores.
Diferente das instituições acima referenciadas, a escola primária São Bento registou a presença massiva dos dois agentes de ensino.
No presente ano lectivo foram matriculados 320 mil alunos que serão assegurados por sete mil 374 professores nos quatros subsistemas de ensino geral.
Para o efeito, três mil e 85 salas de aulas vão acomodar os alunos. ISAU/YD