Malanje- Trezentos e 73 alunos, provenientes dos 14 municípios da província de Malanje, participam desde hoje, segunda-feira, da 12ª edição da fase provincial dos jogos escolares, nas modalidades de atletismo, futebol, andebol e basquetebol, em ambos os sexos.
Sob o lema “Desporto escolar, um compromisso de todos para a construção de uma cultura de inclusão e sem violência”, a competição conta com a participação de 36 equipas e visa fomentar a prática desportiva e combater o insucesso escolar.
No acto de abertura, o governador provincial, Marcos Nhunga, destacou a importância dos jogos escolares na promoção da saúde física e mental dos alunos, bem como do intercâmbio sócio-cultural e na transmissão de princípios socialmente aceitáveis.
Sublinhou ainda que a competição tem contribuído no fomento da prática desportiva nas instituições de ensino e possibilitado a identificação de talentos para o fortalecimento do desporto nacional.
Em função disso, acrescentou, o Executivo assumiu o desporto escolar como um programa complementar do Ministério da Educação, de modo a estimular a prática desportiva regular e de qualidade.
Marcos Nhunga defendeu a contínua a conjugação de esforços para a expansão da prática desportiva nas escolas, com vista a tornar a província num canteiro do desporto nacional.
Entretanto, augurou um torneio competitivo e assente no espíririto de fair-play, educação e solidariedade entre as equipas.
Por sua vez, o director do Gabinete Provincial da Educação, Manuel Osório, salientou o impacto positivo dos jogos escolares na vida estudantil e no desenvolvimento psico-social dos participantes.
Reconheceu os resultados que Malanje tem atingido nas fases nacionais das competições escolares, sobretudo nas modalidades de andebol, futebol, basquetebol e voleibol, pelo que estão criadas estratégias para manutenção destas conquistas.
Os jogos escolares constituem um instrumento de promoção da integração e intercâmbio entre os alunos, com vista a ampliar as oportunidades de socialização e aquisição de hábitos saudáveis. ACC/NC