Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Zona Económica Integrada tem investimento de USD 500 milhões

     Economia              
  • Luanda • Terça, 25 Junho de 2024 | 20h43
Projecto Parque de Investimento de Dubai
Projecto Parque de Investimento de Dubai
Pedro Parente-ANGOP

Luanda – Quinhentos 500 milhões de dólares é valor global que o grupo empresarial Dubai Investiments Park-Angola (DIP-Angola) vai investir, nos próximos 12 anos, em infra-estruturas para implementar a primeira Zona Económica Integrada de Angola, na Barra do Dande, província do Bengo.

A garantia foi dada esta terça-feira, em Luanda, pelo director-geral da DIP, Omar Al Mesmar, que falava na cerimónia de apresentação do eco-projecto integrado, cuja primeira pedra foi lançada segunda-feira última.

Na ocasião, o investidor explicou que esse projecto contempla três áreas: zona residencial, industrial e comercial, que serão implementados numa superfície de dois mil hectares, a cerca de 50 quilómetros da cidade de Luanda.

De acordo com o empresário árabe, na fase inicial, o empreendimento de uso misto será implementado em 400 hectares, num investimento de 150 milhões de dólares, o que vai permitir cria mil e 500 postos de empregos.

Segundo o director-geral, este é um projecto estratégico, com objectivo de apoiar o desenvolvimento económico de Angola.

Referiu que o foco do empreendimento reside na modernidade, sustentabilidade ambiental e na implementação de infra-estruturas versáteis, com vista a garantir que o DIP-Angola seja um catalisador para o crescimento económico e para a inovação no país a longo prazo, tornando Angola num centro de distribuição estratégico de África.

Omar Al Mesmar acrescentou ainda que o projecto Zona Económica Integrada de Angola oferece uma série de incentivos fiscais e condições preferenciais de arrendamento e acesso a infra-estruturas modernas.

Por seu turno, o presidente do Conselho de Administração da Sociedade de Desenvolvimento da Barra do Dande (SDBD), Joaquim Piedade, apontou a melhoria das infra-estruturas técnicas como os principais desafios para o desenvolvimento do perímetro de investimento na Barra do Dande.

Neste sentido, sublinhou que está a ser construída uma nova subestação eléctrica com uma capacidade de produzir 1.5 gigawats de energia, para atender as necessidades do Terminal Oceânico da Barra do Dande, do Parque de Alumínio, da Zona Franca e do Parque DIP-Angola.

Já o vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas da província do Bengo, Edson Cruz, considerou que esse projecto deverá reduzir os níveis de desemprego e aumentar as receitas dos impostos na região.

A Zona Económica Integrada de Angola é um projecto eco-industrial inovador, concebido para transformar a costa Noroeste de Angola, ao longo do Oceano Atlântico, num empreendimento de uso misto de primeira linha em África.

O projecto tem como objectivo revolucionar o desenvolvimento de uso misto, integrando indústrias, comércio, habitação e turismo, para impulsionar o crescimento económico de Angola.

Fundada em 1995, a Dubai Investments é uma empresa de investimento com múltiplos activos, cotada em bolsa, com sede nos Emirados Árabes Unidos (EAU). OPF/QCB





Notícias de Interesse

Petro conquista Supertaça "João Garcia" em hóquei

 Domingo, 24 Novembro de 2024 | 21h07

Filipe Nzanza descarta “luta” pelo título do Girabola

 Domingo, 24 Novembro de 2024 | 20h55

MIREX reafirma compromisso de fortalecer agentes consulares

 Domingo, 24 Novembro de 2024 | 19h41

Aberto 1° Fórum da diáspora angolana nos Países Baixos

 Domingo, 24 Novembro de 2024 | 19h06

D`Agosto vence S. Salvador com arbitragem anormal

 Domingo, 24 Novembro de 2024 | 19h00

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+