ZEE inicia fabrico de soro fisiológico em 2024

     Economia           
  • Luanda     Terça, 28 Novembro De 2023    18h45  
Zona Económica Especial - ZEE
Zona Económica Especial - ZEE
Francisco Miúdo

Luanda – Os conselhos de Administração da Zona Económica Especial (ZEE) e do grupo empresarial “Jampur” assinaram esta terça-feira, em Luanda, um acordo para exploração de três unidades fabris a partir de 2024, neste parque industrial, num investimento inicial de cerca de 10 milhões de dólares norte-americanos.

O acordo assinado pelo presidente do Conselho de Administração da ZEE, Manuel Pedro, e o presidente do Jampur, Mohammad Shafiq, visa a exploração das fábricas já edificadas e, parcialmente, equipadas para a produção de seringas, soro fisiológico e genéricos hospitalares.

As respectivas unidades fabris deverão criar 500 novos postos de trabalho, com o recrutamento a ser feito na plataforma “Bolsa de Oportunidade da Zona Económica Especial”, que serve para recrutar jovens que possam trabalhar nas indústrias da ZEE.

A propósito desse acordo, o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, destacou o facto de a empresa estar interessada em produzir e ajudar o país a deixar de importar os referidos produtos para o sector da saúde, no médio e longo prazo.

Em declarações à imprensa, o governante assegurou trabalhar com a empresa investidora para que os produtos tenham mercado no país, minimizando as importações de bens fabricados no país.

Por seu turno, o PCA do Grupo Jampur, Mohammad Shafiq, perspectivou ter a disponibilidade dos produtos no mercado angolano no segundo trimestre de 2024.

“A nossa proposta é realizar o investimento que for necessário no país, para que Angola passa a ser auto-suficiente na produção de medicamentos”, augurou.

Na ocasião, o presidente do Conselho de Administração da ZEE, Manuel Pedro, manifestou a sua satisfação pelo facto de serem produtos que a o país ainda importa.

Por outro lado, acrescentou que têm estado a trabalhar com o Instituto Nacional do Emprego e de Formação Profissional - INEFOP, instituições de ensino médio e superior para que os jovens possam efectuar inscrições na plataforma Bolsa de Oportunidade da Zona Económica Especial.

A Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo é um espaço fisicamente demarcado que comporta uma área de 4 717,91 hectares, cujo objectivo principal é diversificar a base económica e contribuir para a redução das importações.

A ZEE visa, igualmente, promover a exportação, a criação de postos de trabalho e valor acrescentado, bem como oportunidades de valorização profissional, contribuir para a formação e capacitação da mão-de-obra nacional, fomentar o empresariado angolano, fomentar o desenvolvimento tecnológico da indústria nacional, bem como promover a integração das cadeias produtivas do país. HEM/QCB





+