Zango – A Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo foi certificada, esta sexta-feira, pelo Sistema de Gestão da Qualidade “ISO 9001”, um reconhecimento que visa premiar a excelência e a melhoria contínua do processo de gestão deste parque industrial.
Para a obtenção desse certificado, a ZEE melhorou inúmeros aspectos que proporcionaram benefícios e vantagens, com realce para a eficiência operacional, aumento da satisfação dos clientes, fortalecimento da reputação e vantagem competitiva.
Segundo o presidente do Conselho de Administração da ZEE, Manuel Pedro, essa conquista é fundamental para reforçar o compromisso com a qualidade e a busca da excelência em suas actividades diárias.
Referiu também que a conquista desse certificado, que premeia a instituição e aumenta os níveis de responsabilidade, durou três anos de trabalho.
“Esta certificação representa o nosso compromisso com a excelência, sobretudo o alinhamento com o plano estratégico da ZEE, que prevê um conjunto de medidas, como a optimização e o aumento dos serviços, o reflexo dos serviços na satisfação dos clientes e a melhoria dos processos internos”, reformou.
De acordo com o gestor, nessa altura, a empresa está a fazer alguns ajustes para que esteja preparada para os desafios económicos presentes e futuros, benefícios transformadores atestados na certificação, uma vez que lança a ZEE para a competitividade do mercado.
Por seu turno, a administradora da Empresa Internacional de Certificação (EIC), Maria Aline Cortez, disse que a ZEE cumpriu com os critérios da norma internacional 9001 do International Sertification Organization (ISO) aplicadas em todo mundo em todos sectores de actividades.
Disse que, para ser certificado, as entidades devem apresentar bons critérios de gestão e outros exigidos pela ISSO, sendo no final da auditoria atribuir-se o certificado, caso tudo esteja conforme o recomendado.
Na prática, acrescentou, a empresa tem que ter um sistema de gestão controlado e monitorado, bem como gerir através dos seus indicadores dentro da melhoria contínua.
A administradora clarificou que esse processo aumenta a responsabilidade das empresas e são auditadas anualmente, caso estejam abaixo dos padrões ou incumprimentos graves.
A expressão ISO 9001 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão de qualidade para organizações, em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão.
O ISO é uma organização não-governamental, fundada em 1947, em Londres, sendo depois transferida, em 1949, para Genebra e actualmente presente em cerca de 189 países. A sua função é promover a normalização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada. DP/QCB