Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Zambianos querem investir na mineração no Moxico

     Economia              
  • Moxico • Quarta, 12 Outubro de 2022 | 17h23
Câmara de Comércio da Zâmbia troca experiênca com empresários do Moxico
Câmara de Comércio da Zâmbia troca experiênca com empresários do Moxico
kinda kyungu

Luena – Cerca de 40 empresas da República da Zâmbia pretendem estabelecer parcerias de negócios e investirem na província do Moxico, anunciou hoje, no Luena, a delegada do grupo empresarial daquele país, Esther Chisenga.

A delegada do grupo de empresários zambianos fez este anúncio durante o Fórum de Oportunidades de Negócio entre a Câmara de Comércio e Indústria do Moxico e da Zâmbia, que apontou o sector agrícola, mineração e educação, através da criação de um centro online, como os privilegiados.

Disse esperar da Câmara de Comércio e do Governo local identificar e facilitar os trâmites legais para a implementação de empresas do seu país na província do Moxico. 

Já o presidente da Câmara de Comércio e Indústria no Moxico, Agrione Manuel, afirmou que a actuação das empresas zambianas na província passa por um conjunto de estratégias concretas do governo local.

Segundo o responsável, as estratégias económicas, entre palestras e feiras, realizadas pelo governo provincial do Moxico, infelizmente, são de pequeno impacto.

Defendeu a criação de políticas como a facilidade no tratamento de documentos comerciais, industriais, cedência de terra, condições técnicas e outras, para atrair estes e outros empresários nacionais. 

Deve ainda existir, segundo o presidente da Câmara, pontos de convergências entre os empresários da província do Moxico e da Zâmbia, a par dos contactos e vontade de cooperação já viventes entre os dois organismos. 

Agrione Manuel caracterizou a Zâmbia como um dos pontos importantes para colher experiências desenvolvedora, quer no sector da agricultura quer na prestação de serviços.

Explicou que a intenção dos empresários e empreendedores locais é ganhar, primeiro, experiências reais com a implementação de empresas zambianas na região, antes das empresas locais estarem representadas na Zâmbia.

O primeiro fórum entre as duas instituições, no Moxico, foi preenchido com a demonstração das potencialidades económicas, sociais, culturais dos dois países, através de exibições de vídeos. 

Foi realizado, igualmente, uma pequena feira onde esteve patente a produção de Angola e da Zâmbia de produtos como cereais, sementes e carne.





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+