Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Zâmbia reitera intenção de exportar mineiros pelo CFB

     Economia              
  • Moxico • Quarta, 31 Maio de 2023 | 21h03
Comboio - Arquivo
Comboio - Arquivo
Pedro Parente

Luau - O ministro (governador) da província Ocidental da Zâmbia, Kapelwa Mbangweta, reiterou, esta quarta-feira, no Luena, que o seu país mantém a intenção de exportar mineiros ao resto do mundo por via do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), a maior línea férrea angolana.

Kapelwa Mbangweta reafirmou tal compromisso, após visitar o posto fronteiriço do Luau, que liga à RDC, constatando haver necessidade “urgente” de se construir o ramal ferroviário ligando o município do Luacano (Angola) à região do Jimbe (Zâmbia), numa extensão de 300 quilómetros.

Em 2019, o Caminho-de-ferro de Benguela (CFB) começou a movimentar minérios da República Democrática do Congo (RDC), 34 anos após o seu encerramento, com a direcção do CFB a destacar, na altura, 16 mil toneladas de minerais provenientes da RDC, nomeadamente, concentrado de manganês e cobre.

Conforme disse, a ligação da línea férrea zambiana ao CFB, linha férrea ferroviária que atravessa Angola de oeste a leste, vai diminuir os custos gastos para exportar mineiros fora da África.

A Zâmbia concentra extensos depósitos do conhecido "cinturão de cobre da África Central", localizado nas regiões mineiras da província de Copperbert, seguido da RDC e o extremo-leste de Angola, no município do Alto Zambeze.

Já o vice-governador para o sector Politico e Social e Económico do Moxico, Victor da Silva, recordou que a ligação do ramal ferroviário de Angola para Zâmbia é um projecto de infra-estruturas de capital importância económica e políticas da África Austral.

Segundo o responsável, a ligação entre os dois países vai aumentar o fluxo da actividade comercial, económica, bem como facilitar os empreendedores e empresários na transportação de mercadorias diversas, além de captar investimentos e equipamentos para promover o crescimento económico do país.

“Isso será um passo importante para a integração económica a nível da África Austral,o que permitirá atingir rapidamente o nível de desenvolvimento do país”, anteviu.

O ministro (governador) da província Ocidental da Zâmbia, Kapelwa Mbangweta, deslocou-se, de comboio do CFB, ao município fronteiriço do Luau, província do Moxico, para identificar potenciais áreas de cooperação no quadro de um memorando de cooperação entre as duas regiões. ISAL/YD

 

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+