Luena - O ministro da província Ocidental da Zâmbia, Kapelwa Mbangueta, manifestou, na cidade angolana do Luena o interesse do seu país em colher experiência de Angola na produção da mandioca.
O dirigente que falava à imprensa, no final de uma excursão à fazenda Terezinha, a maior da Região Leste do país, no âmbito do 1º fórum de negócios Angola-Zâmbia, que decorre de 26 a 29 do corrente mês na cidade do Luena, realçou a qualidade e o curto espaço de tempo de produção deste tubérculo.
"Na nossa terra, levamos três anos para produção da mandioca, ao contrário de Angola, que em um ano e três meses tem o produto pronto", destacou.
O responsável realçou igualmente a aposta na diversificação das culturas, afirmando que o seu o país quer experimentar Angola neste ramo.
Por outro lado, partilhou que a mandioca na Zâmbia já é transformada para a produção de papel, bebidas alcoólicas e ração animal, para além do uso alimentar, experiência que também tenciona passar para Angola.
Maior fazenda do Leste do país produz quatro mil toneladas da mandioca/ano
No quadro desta excursão, a delegação zambiana foi informada que a fazenda T-Mariz, a maior produtora de mandioca no corredor leste do país, disponibiliza, anualmente, quatro mil 800 toneladas deste tubérculo, numa extensão de 200 hectares.
Apesar desta quantidade, o responsável da fazenda, José Mariz, disse que o cultivo deste alimento ainda é feito de forma manual, devido ao elevado custo da aquisição do material para produção.
A mandioca produzida é vendida a uma empresa local que a transforma em fuba de bombo, enquanto o excedente abastece os mercados informais das três províncias da região, nomeadamente, Moxico, Lunda-Sul e Lunda-Norte.
Além da mandioca, a fazenda produz feijão, milho, batata-doce, hortícolas, bem como a criação de bovinos, suínos, caprinos e aves.
O responsável mostrou-se aberto à experiência da Zâmbia, com vista ao aumento dos níveis de produção, tendo em conta o conhecimento e o alto potencial que este país possui no campo agrícola e pecuária.
A fazenda Terezinha, situada a sul da cidade do Luena, dista 80 quilómetros da cidade do Luena e possui 1000 hectares, onde emprega 60 trabalhadores.
A província do Moxico produz uma média anual de mais de um milhão de toneladas da mandioca, enquanto o país tem um nível de produção acima de 11 milhões de toneladas, sendo o quinto maior produtor africano.ISAU/TC/YD