Luanda – O embaixador da Zâmbia em Angola, Lawrence Chalungumana, anunciou terça-feira, em Luanda, que estão em curso negociações entre os dois países vizinhos para a participação zambiana no Projecto da Refinaria do Lobito.
Segundo o diplomata, que falava por ocasião do 59.º aniversário da Independência do seu país, a Zâmbia manifestou o seu interesse em investir no projecto, com capacidade de 200 mil barris de petróleo por dia.
Ainda no domínio dos petróleos, disse, os dois países estão igualmente envolvidos em negociações sobre uma conduta de petróleo que vai conectar os dois Estados da África Austral.
Lawrence Chalungumana indicou que a cooperação bilateral entre Angola e a Zâmbia é “cada vez mais forte” em vários domínios, depois de quatro visitas oficiais efectuadas a Angola pelo Presidente Hakainde Hichilema, este ano.
Para além dos petróleos, os dois países cooperam também nas áreas de infra-estruturas, saúde, agricultura e comércio, entre outros.
Considerou o Corredor do Lobito como o maior projecto de infra-estrutura de conexão entre Angola e a Zâmbia, através do Caminho de Ferro de Benguela e da rede de estradas.
De acordo com o diplomata zambiano, o projecto está em fase adiantada e os três países do corredor (Angola, Zâmbia e República Democrática do Congo) estão a trabalhar com parceiros internacionais, incluindo o Governo dos Estados Unidos, a União Europeia e o Banco Africano de Desenvolvimento, entre outros.
O aniversário de independência da Zâmbia é comemorado este ano sob o lema “Acelerar o desenvolvimento nacional, através da distribuição equitativa de recursos". CF/IZ