Soyo - A Sonangol passará a fornecer cerca de 76 milhões de pés cúbicos de gás por dia à futura Fábrica de Fertilizantes do Soyo, na província do Zaire.
O facto foi revelado esta terça-feira, no Soyo, pelo Presidente do Conselho da Administração da Sonangol, Sebastião Gaspar Martins, frisando que essa parceria resulta de um acordo rubricado em 2019, entre as partes.
Avançou que o volume da oferta, que será para a primeira fase de funcionamento da unidade fábril, daqui há quatro anos, poderá aumentar, com a conclusão da segunda fase da unidade.
O gestor, que discursava na cerimónia do lançamento da primeira pedra para a construção da referida fábrica de fertilizantes, lembrou que a sua empresa já fornece 75 milhões de pés cúbicos à Central Eléctrica do Ciclo Combinado do Soyo.
“Esta parceria emana do marco estratégico da Sonangol, em relação ao desenvolvimento da indústria de gás em Angola”, sublinhou.
Realçou a estratégia de motorização de gás natural e a sua disponibilização para o desenvolvimento da industrial, frisando que se trabalha com parceiros no projecto, com vista a assegurar que as etapas subsequentes sejam realizadas, dentro dos padrões de qualidade, saúde, segurança, ambiente e dos prazos estabelecidos.
O futuro complexo industrial de fertilizantes do Soyo vai produzir três mil e 500 toneladas de urea granulada por dia e 1,2 milhões de toneladas por ano.
Coube ao ministro dos Recursos Minerais, Petróleos e Gás, Diamantino Azevedo, proceder ao lançamento da primeira pedra para sua construção da referida fábrica.