Zaire recebe seis mil pintos para fomento da Avicultura

     Economia           
  • Zaire     Quinta, 11 Abril De 2024    16h59  
Pintos (Foto ilustração)
Pintos (Foto ilustração)
Divulgação

Mbanza Kongo – Seis mil pintos foram entregues, no princípio deste ano, ao Gabinete Provincial do Zaire da Agricultura, Pecuária e Pescas, pelo ministério de tutela, no âmbito do programa de fomento da avicultura familiar na região.

A informação foi prestada esta quinta-feira à ANGOP, em Mbanza Kongo, pelo director local da Agricultura, Pecuária e Pescas, Gouveia da Silva Pedro, explicando que as aves foram distribuídas aos empreendedores dos seis municípios da província.

De acordo com a fonte, numa primeira fase, foram seleccionados 15 empreendedores dos municípios de Mbanza Kongo, Soyo, Nzeto, Tomboco, Cuimba e Nóqui, que beneficiaram 200 a 500 pintos cada.

Explicou que a selecção dos beneficiários obedeceu alguns critérios como a capacidade da produção da ração para alimentar as aves e as condições dos aviários.

“Os beneficiários terão a missão de multiplicar as aves recebidas, para que no futuro sejam contempladas outras famílias camponesas a nível dos seis municípios”, referiu.

Gouveia da Silva disse que a província do Zaire detém condições climatéricas e capacidade da produção da ração para o fomento da avicultura familiar, sobretudo em zonas rurais.

“É um programa que terá continuidade nos próximos tempos, visto que está a contribuir no empoderamento de muitas famílias camponesas”, ressaltou.

Anunciou que nos próximos dias serão entregues incubadoras aos criadores de galinhas abrangidos neste programa, para facilitar o choco dos avos.

A província do Zaire já beneficiou desde 2022, mais de 50 mil pintos de diversas raças que foram distribuídos pelos seis municípios da região. DMN/JL

 





+