Mbanza Kongo – Três mil litros de gasóleo foram apreendidos, nos últimos três dias, na província do Zaire, pela Polícia de Guarda Fronteiras de Angola(PGFA), por tentativa de contrabando para a República Democrática do Congo(RDC).
A apreensão deste derivado de petróleo bruto, de acordo com o porta-voz do comando provincial da polícia nacional, Luís José Bernardo, que falava na quinta-feira à ANGOP, em Mbanza Kongo, ocorreu nos diferentes marcos fronteiriços existentes ao longo da fronteira comum entre o Zaire e a RDC.
Refira-se que, semanalmente, enormes quantidades de gasolina e gasóleo são apreendidas pelas autoridades policiais na província do Zaire, por tentativa de tráfico para o país vizinho, onde estes derivados de petróleo bruto são comercializados a preços especulativos.
Os contrabandistas, na sua maioria cidadãos nacionais, utilizam vias clandestinas, também conhecidas por caminhos fiotes, para transporem a fronteira com o combustível acondicionado em bidões plásticos de 25 e 200 litros e transportados em motorizadas de três rodas, fundamentalmente.
De acordo com o porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional, também foram apreendidas, no período em referência, quantidades consideráveis de produtos da cesta básica que eram igualmente destinados para a RDC, por tentativa de fuga ao fisco.
Explicou que todos os bens apreendidos foram entregues aos órgãos da Administração Geral Tributária(AGT), na região.
Quatro municípios, dos seis adstritos à província do Zaire, partilham fronteira com a RDC, numa extensão de 310 quilómetros, designadamente Mbanza Kongo, Soyo, Cuimba e Nóqui. DA/PMV/AC