Jovens empreendedores concluem formação no Zaire

     Economia           
  • Zaire     Segunda, 09 Agosto De 2021    13h30  
Evento conta com participação de operadores do sector da Indústria e do Comércio e pessoas interessadas (Foto arquivo)
Evento conta com participação de operadores do sector da Indústria e do Comércio e pessoas interessadas (Foto arquivo)
Gaspar dos Santos

Mbanza Kongo- Cinquenta e quatro jovens de ambos os sexos concluíram, esta segunda-feira, em Mbanza Kongo, província do Zaire, a formação sobre gestão de pequenos negócios, no âmbito do Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE).

O curso intensivo, de dois dias, foi promovido pelo serviço local do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), afecto ao Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS).

Em declarações à Angop, o chefe do serviço do INEFOP na região, Kiniangisa Kibantu, também formador, informou que muitos dos participantes são jovens que frequentaram cursos básicos de artes e ofícios nas oficinas da sua instituição.

Lembrou que a capacitação em empreendedorismo é uma das componentes do PAPE e destina-se, fundamentalmente, a candidatos a micro-créditos atribuídos no âmbito do PAPE.

A Formação em Empreendedorismo, segundo o responsável do INEFOP no Zaire, já beneficiou mais de três mil indivíduos a nível desta região, desde o seu início em 2019, prevendo-se o aumento deste número até ao término do processo, em Março de 2022.

A nível do país, disse,  está prevista a criação de 83 mil e 500 empregos, por intermédio do Plano de Acção para a Empregabilidade (PAPE), que está a atribuir, também, kits profissionais e a promover estágios profissionais remunerados e outras acções.

 





+