Campanha agrícola no Zaire engaja mais de 30 mil famílias

     Economia           
  • Zaire     Quarta, 09 Dezembro De 2020    09h39  

Mbanza Kongo- Trinta e sete mil e 594 famílias camponesas estão engajadas na campanha agrícola 2020/2021 na província do Zaire, cuja meta é a produção de 459 mil e 933 toneladas de produtos diversos.

O foco continua a recair para as culturas tradicionais da região, como a mandioca, cuja safra prevista é de 347 mil e 878 toneladas, seguido de amendoim (ginguba), três mil e 370 toneladas.

Constam ainda da variedade de bens a produzir, o milho, feijão, abacaxi, a batata inhame, batata-doce, ervilha, os gergelim, banana e outros, num concurso de cinco mil e 999 camponeses integrados em 168 associações e 89 cooperativas.

De acordo com o director do Gabinete Provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas, Gouveia Pedro, a província preparou 35 mil e 210 hectares para este ano agrícola, dos quais 31 mil e 472 de forma manual e três mil e 737 hectares mecanizados.

Explicou que a região recebeu 60 toneladas de adubos compostos NPK, 10 toneladas de adubos simples (sulfato de amónio), igual número de toneladas de adubo simples de ureia, cinco toneladas de sementes de milho.

Gouveia Pedro, que falava à ANGOP, apontou ainda a recepção de duas toneladas de sementes de feijão comum, três mil e 820 enxadas e duas mil e 140 catanas foram já entregues aos camponeses.

A abertura da presente campanha agrícola, que decorreu nos arredores da vila do Nzeto, foi orientada pelo governador provincial, Pedro Makita Armando Júlia, que encorajou, na ocasião, os camponeses a recorrerem aos tractores cedidos pelo Executivo para a preparação de áreas de cultivo, com vista ao aumento da produção.

“Os camponeses que pretenderem preparar grandes áreas de cultivo devem contactar às administrações municipais, que os deverão encaminhar as empresas que adquiriram os tractores agrícolas. A preparação de um hectare de terras custa 70 mil Kwanzas”, enfatizou.

Informou, por outro lado, ser aposta do governo local a reabilitação das vias terciárias, de modo a permitir o escoamento da produção agrícola para os potenciais mercados da província e do país.

A província do Zaire tem uma população estimada de 594 mil e 428 habitantes, representando um agregado equivalente a 118 mil e 886 famílias camponesas, visto que 60 por cento da população local depende do campo para a sua sobrevivência.

 

 

 





+