Mbanza Kongo – Mil e 225 litros de combustível(gasolina e gasóleo) foram apreendidos esta terça-feira, pela polícia nacional(PN), no município do Soyo, Província do Zaire, no âmbito das acções de combate ao contrabando.
De acordo com o porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional, Luís Bernardo, que falava à ANGOP, a apreensão ocorreu no canal fluvial do Mpululu, na sequência das acções de patrulhamento da polícia fiscal aduaneira, ao longo do curso do rio Zaire.
Explicou que o produto, confinado em bidões de 25 litros, estava a ser transportado através de embarcações artesanais com destino à vizinha República Democrática do Congo/RDC).
O porta-voz da Polícia Nacional no Zaire disse que o autor do contrabando pôs-se em fuga, ao deparar-se com a aproximação das autoridades policiais na sua embarcação.
O contrabando de combustível, um fenómeno em franco crescimento no Zaire e cujos autores tentam, a todo custo, ludibriar as forças policiais encarregues na protecção da fronteira com a RDC, preocupa as autoridades governamentais locais.
Este negócio ilegal, bastante lucrativo, resulta em prejuizos enormes para o Estado angolano, que continua a subvencionar os preços da comercialização do combustível no território nacional.
Os contrabandistas, na sua acção, utilizam vias clandestinas, também conhecidas como “caminhos fiotes”, para transpor a fronteira com enormes quantidades de bidões transportados em embarcações artesanais ou motorizadas de três rodas(kupapatas).
A província do Zaire partilha uma fronteira terrestre e fluvial(Rio Zaire) de 310 quilómetros com a República Democrática do Congo(RDC). DMN/PMV/AC