Luanda – Representantes de doze empresas austríacas, muitas delas multinacionais, ligadas à diferentes sectores da economia, estão em Angola à procura de oportunidades de negócios, no quadro do reforço da cooperação entre os dois países.
Trata-se de empresas, como a Austrian Federal Economic, a ALPLA, AMEX, Andritz Hidro Gmbh, a OMV AG, a Vamed Engineering, Voest Railway Sistems, Waagner- Biro Bridge Systems AG, ALPLA, entre outras.
Estas empresas estão ligadas aos sectores de energia (solar e hídrica), construção de barragens, tecnologia agrícola, construção de sistemas de caminho-de-ferro, saúde, petróleo, gás e petroquímica, embalagens de plásticos, entre outras áreas.
Do grupo de empresas está a ALPLA, líder mundial no desenvolvimento e produção de soluções inovadoras de embalagens plásticas. Presente em 126 países, a empresa produz sistemas, garrafas, tampas e peças moldadas por injecção para uma variedade de indústrias.
Outra empresa é a ANDRITZ Hydro, um dos fornecedores líderes mundiais de equipamentos e serviços eletromecânicos para usinas hidroelétricas no mercado global de energia renovável em crescimento dinámico.
Como portfólio, a empresa oferece soluções inovadoras para usinas hidroeléctricas novas e existentes, desde pequenas hidroelétricas até usinas de grande porte, além de dispor de soluções digitais de última geração, serviços abrangentes para operação e manutenção de usinas hidroelétricas inteiras e turbogeradores para a indústria térmica completam o portfólio.
Os representantes das referidas empresas, muitos deles vice-presidentes, estão em Angola no quadro da visita oficial que o Chanceler da República Federal da Áustria, Karl Nehammer, efectua no quadro do reforço da cooperação bilateral.
A vice-presidente das Câmaras Económicas Austriacas, Carmem Goby, que falava na cerimónia de aberta do Fórum de Negócios Angola/Áustria, considerou que o encontro constitui um “passo” que vai fortalecer a relação e parceria entre os dois países ao longo prazo.
Em representação de mais de 500 mil empresas austríacas que fazem parte da Câmara, Carmem Goby disse que apoiam empresas, desde pequenas e grandes espalhadas em vários países.
“Faço-me acompanhar por 12 grandes empresas interessadas em investir em Angola e outras já com algum investimento,com sucesso”, afirmou a empresária austríaca.
O grupo de empresas efectua networking entre empresas angolanas, além de outros encontros sectoriais, com membros do Governo.NE/AC