Menongue – Mais de dois mil milhões de Kwanzas estão disponibilizados pela sociedade de microcrédito “Wiliete Crédito", para o financiamento de diversos projectos, em todo o país.
A informação foi avançada hoje, sexta-feira, à ANGOP, pelo administrador da instituição, Fábio Cumpanhe, afirmando que o montante vai beneficiar mais de cinco mil clientes, de maneira a facilitar e ampliar os seus negócios, bem como continuar a colaborar com o Estado na diversificação da economia.
Segundo o responsável, desde a sua existência, a instituição já financiou mais de 17 mil projectos em todo país, com oito mil milhões de Kwanzas, dos quais cerca de 900 abrangeram o Cuando Cubango, com um financiamento de 600 milhões de Kwanzas.
Indicou que os limites para concessão do crédito vão dos sete milhões aos 10 mil milhões de kwanzas, na responsabilidade individual ou colectiva, com prazos de reembolso estabelecidos até 24 meses.
Referiu igualmente que a Wiliete Crédito vai, dentro das suas políticas, assegurar suporte às mulheres, ex-militares e Antigos Combatentes que queiram evoluir nas suas actividades empreendedoras, para darem o seu contributo no domínio económico nacional.
O administrador do Wiliete informou que a instituição conta com dois produtos, o crédito ordenado e o crédito ao negócio, sendo o último destinado a particulares e empresas.
Destacou os benefícios para adesão aos fundos disponíveis nessa sociedade de microcrédito, como a celeridade nos processos para o efeito, bem como o reembolso ocorrer de forma flexível, segundo o que for acordado com o beneficiário.
PREI
Para o Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI), na sua segunda fase, a Wiliete permitiu desembolsar 1,2 mil milhões de Kwanzas, na qual foram beneficiados três mil 217 projectos, dos quais 283 afectos à província do Cuando Cubango, totalizando 173 milhões de Kwanzas.
Dentre as mais diversas actividades financiadas, Fábio Cumpanhe enumerou os sectores da agricultura, com 52 projectos, Agronegócio, com 125, Comércio, com 3027, e Prestação de Serviços, com 13 projectos, sendo que o sector do comércio como o principal beneficiário dos serviços da instituição.
A "Wiliete Crédito" é uma instituição financeira não bancária, supervisionada pelo Banco Nacional de Angola. Tem sete agências sediadas nas províncias de Benguela (três), Huíla (duas), Huambo e Cuando Cubando (uma cada).
Desafios para os próximos anos
O administrador apontou como principais objectivos a expansão de agências em todo território nacional, com inovações na concessão de microcréditos e fomentar a expansão nos mercados informais, estabelecendo vários quiosques de atendimento, para continuar a colaborar com o Estado na diversificação da economia.
A instituição vai continuar a incentivar os empreendedores na massificação da empregabilidade, visando contribuir na resolução dos problemas sociais e financeiros.
Aponta, igualmente, como desafios, o investimento em tecnologia, para melhorar a eficiência operacional, desenvolver e implementar, regularmente, estratégias de marketing digital e tradicional para fortalecer a presença no mercado nacional.
Durante cinco anos de actividade, a "Wiliete Crédito" criou mil e 20 postos de trabalho directos.LMZ/ALK/PLB