Luanda - As ideias do primeiro Presidente de Angola e fundador da nação, António Agostinho Neto, segundo as quais “a agricultura é a base e a indústria o factor decisivo" tiveram forte influência sobre o percurso económico de Angola.
A afirmação é da professora Laurinda Hoygaard, quando falava, sábado, durante um webinar alusivo ao 17 de Setembro, organizado pela Embaixada de Angola na Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, em colaboração com o Posto Consular de Londres, segundo uma nota de imprensa desta representação diplomática, a que a ANGOP teve acesso.
Durante a sua intervenção, Laurinda Hoygaard considerou que a expressão está presente nas economias centralizada, liberal até à mista, "conectada com o que na actualidade tratamos por diversificação da economia".
"Diversificar a economia significa que no plano da produção nacional devemos utilizar as nossas terras para nos alimentarmos, extrairmos recursos naturais e transformarmos esses recursos minerais e da agricultura para fins alimentares e para promovermos a indústria nacional", disse.
Ao abrir o evento, o embaixador de Angola no Reino Unido da Grã Bretanha, Irlanda do Norte e Irlanda, Geraldo Nunda, destacou que a visão estratégica de Neto continua a guiar a nação rumo ao progresso social e económico .
Geraldo Nunda sublinhou ainda a incessante insistência de Neto na formação do homem novo , na necessidade de acesso de todos à educação e saúde como factores fundamentais para o desenvolvimento do país, e que a sua visão no passado está hoje vigente na diversificação económica.
Convidados ao webinar, dois nacionalistas em Londres , nomeadamente , Rodolfo Bernardo e Arnaldo Alves, apresentaram testemunhos sobre a vida e obra do primeiro Presidente de Angola, como legados que incentivaram a luta pela independência nacional e o desenvolvimento de Angola .
Durante a actividade, presenciada pela comunidade residente, houve declamação de poesias de Agostinho Neto por membros da comunidade angolana no Reino Unido e na Irlanda, com realce para os poemas “Havemos de voltar “, “Criar com olhos secos “ e “Adeus à hora da largada”. SEC