Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Volume de negócios entre Angola e Índia rondou os 1.9 triliões de kwanzas

     Economia              
  • Luanda • Segunda, 15 Agosto de 2022 | 16h23
Embaixadora da Índia,  Pratibha Parkaz
Embaixadora da Índia, Pratibha Parkaz
Domingos Cardoso

Talatona - O volume de negócios entre Angola e a Índia rondou os 1.9 triliões de kwanzas (4.5 mil milhões de dólares americanos) em 2021, indicou hoje, segunda-feira, em Luanda, a embaixadora indiana no país, Pratibha Parkar.

A diplomata falava a jornalistas, a propósito das celebrações do 75º aniversário da independência da Índia, que hoje, 15 de Agosto, se assinala.  

Segundo ela, as trocas comerciais entre Angola e a Índia cingem-se no domínio dos petróleos.

De acordo com Pratibha Parkar, a Índia é o terceiro maior parceiro comercial de Angola, partilhando cerca de 10 por cento do comércio externo do país africano.

Fez saber que, actualmente,  os governos de ambos os países estão a avançar com uma visão de diversificação comercial, que há muito se mantém impulsionada pela parceria petrolífera.

“Angola e a Índia têm concordado consistentemente que há muito potencial para aprofundar” em várias áreas, como agricultura, saúde, defesa, telecomunicações,infraestruturas, digitalização, alimentação, entre outras.

Exemplificou que, no domínio da educação, o seu Governo tem disponibilizado anualmente, aos estudantes angolanos, mais de 30 bolsas de estudo, para as melhores universidades da Índia.

Destacou, por outro lado, as boas relações entre os dois países, encarando-se como irmãos, com uma  trajectória elevada que se fortalece na base de confiança e respeito mútuo.

Ambos países, concluiu, partilham relações amigáveis que datam desde a época da pré-independência, quando a Índia apoiou Angola na sua luta pela liberdade.

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+