Cidade do Cabo (Do Enviado Especial) - O primeiro dia da Conferência Internacional sobre Mineração em África “Mining Indaba”, aberta hoje, na Cidade do Cabo, África do Sul, ficou marcado com várias visitas ao Stand de Angola.
Num dia dedicado exclusivamente a Angola, umas das “ilustres” figuras visitantes foi o Presidente do Botswana, Mokgweetsi Masisi, que se deslocou ao certame na qualidade de convidado de honra ao evento dedicado a captação de investimento para a mineração em África.
Mokgweetsi Masisi foi ao Stand do país lusófono após visitar a tenda do seu país, que está a 100 metros depois da de Angola. O estadista visitou demoradamente a montra angolanaa e conversou com os feirantes num clima ameno.
Depois desse momento, interagiu de forma prolongada com o ministro angolano dos Recursos Naturais, Petróleo e Gás, Diamantino de Azevedo, a quem transmitiu a intenção do Botswana de cooperar com Angola na área de diamantes.
No dia dedicado a Angola, um dos principais patrocinadores do evento de carácter anual, o ministro Diamantino Azevedo “caprichou” no "frente-a-frente" com os investidores e potenciais investidores, esmerando-se no esclarecimento sobre as facilidades legislativas e políticas criadas pelo país para atrair investimento privado estrangeiro e não só.
A feira contou com sala cheia de potenciais investidores que queriam ouvir do ministro angolano as garantias do novo ambiente de negócios, num workshop abordado na língua inglesa.
O dia de Angola ficou ainda marcado com várias audiências que Diamantino de Azevedo concedeu à empresas de mineração que querem transferir “Know haw” e tecnologia da área de mineração para Angola.
Na feira, Angola apresentou um painel com o tema "Angola: o Destino de Escolha para o Investimento Mineiro”.
Antes de terminar o dia dedicado a Angola, um dos maiores produtores de diamantes e petróleo, a conferência registou discursos de Presidentes do Botswana, Zâmbia e Zimbabwe, respectivamente, Mokgweetsi Masisi, Hakainde Hichilema e Emmerson Mnangagwa, e do ministro dos Recursos Minerais e Energia da África do Sul, Guede Mantash.
Mais de seis mil delegados de todo o mundo estão na conferência internacional sobre mineração em África “Mining Indaba”, que decorre até ao dia 12, no Cape Town International Convention Center, na Cidade do Cabo.
Angola faz-se representar com nove empresas do subsector de diamantes, designadamente as empresas públicas da ENDIAMA e SODIAM, as Sociedades Mineiras de Catoca, Cuango, Chitotolo, Uari, Yetwene e Furi, bem como a Kapu Gems.
A "Mining Indaba" é uma conferência internacional sobre mineralização, que se realiza anualmente na África do Sul, mas devido à pandemia da Covid-19 foi interrompida em 2020 e 2021.