Luanda - O Vice-Presidente do Fundo de Investimento Norueguês para os Países em Desenvolvimento (Norfund), Bernt Brun, visita Angola, de 23 a 27 deste mês.
Segundo uma nota de imprensa da Embaixada da Noruega em Angola, a que ANGOP teve acesso, a vinda ao país do também investidor da sociedade gestora de investimentos Angola Capital Partner ( ACP) visa aprofundar o compromisso da Norfund com Angola e contribuir para o desenvolvimento sustentável deste país africano.
O documento refere que faz parte da comitiva o Presidente do Conselho de Administração da Angola Capital Partner, Pal Raaum.
Os visitantes, juntamente com o embaixador da Noruega em Angola, manterão encontros com as autoridades angolanas ligadas ao sector económico e com diversos parceiros e agentes económicos.
A nota indica ainda que os investidores noruegueses visitarão igualmente diferentes empresas angolanas, nas quais o Norfund tem investido na ultima década, como é o caso da Fazenda Girassol, Angola Environmental Serviços e a Orey Logística.
O Norfund, propriedade do Estado da Noruega, serve de instrumento na política norueguesa de assistência ao desenvolvimento, com o fim de apoiar a construção de empresas sustentáveis nos países em desenvolvimento.
As principais linhas de actuação do fundo de investimento norueguês são as energias limpas, as instituições financeiras e alimentação e agronegócio.
O Norfund foi fundamental no estabelecimento da instituição gestora de capitais privados Angola Capital Partners (ACP) em 2009 e em investimentos substanciais em sectores estrategicamente importantes como agricultura, pescas, gestão de resíduos do sector petrolífero e logística.
Angola Capital Partners é uma propriedade conjunta da Norfund e do Banco Angolano de Investimento (BAI), com uma equipa com 13 anos de experiência de investimentos em Angola e com presença local relevante.
Além disso, o Norfund ajudou a criar a plataforma de empréstimos "African Rivers Fund III" que recentemente estabeleceu actividade em Angola para fazer empréstimos ao sector das pequenas e médias empresas.
A sua vasta experiência em investir comercialmente em Angola confere à Norfund as condições para continuar o seu apoio ao sector empresarial angolano.