Huambo – O vice-governador do Huambo para o sector Político, Social e Económico, Angelino Edmundo Elavoco, defendeu na segunda-feira, o reforço da educação e inclusão financeira dos cidadãos, desde a tenra idade, visando a promoção da cultura de poupança.
O vice-governador falava à imprensa, momento depois de proceder, a nível da província, a abertura da Semana Global do Dinheiro, que conta com a participação de adolescentes e jovens de diversas instituições de ensino do Huambo, directores dos gabinetes do Governo local, académicos, responsáveis das instituições bancárias e de seguro.
Com término previsto para sábado, a Semana Global do Dinheiro, uma iniciativa do Banco Nacional de Angola (BNA), que decorre no pavilhão gimnodesportivo da cidade baixa do Huambo, sob o lema “Planifica os teus gastos, planta o teu futuro”, visa desenvolver, no seio dos adolescentes e jovens, acções que permitam a tomada de decisões sólidas sobre gestão financeira.
Na ocasião, Angelino Edmundo Elavoco disse ser importante que os cidadãos tomem contacto com conhecimentos e actividades de poupança, o mais cedo possível, de modo a ganharem esta cultura, que é fundamental para a melhoria das suas vidas.
Para o efeito, defendeu uma maior divulgação das informações sobre o funcionamento do sistema financeiro nacional e os serviços que a banca coloca à disposição da população, no que diz respeito à poupança, para que adquiram mais conhecimentos sobre a temática.
Com vista a se alcançar este desiderato, considerou indispensável o envolvimento, para além do BNA, enquanto autoridade monetária do sistema financeiro do país, das instituições da banca comercial, associações empresariais, famílias, nas tarefas que visam aumentar o nível de literacia financeira da população.
Com a elevação da literacia financeira na sociedade, haverá, de acordo com o responsável, um sistema financeiro mais robusto, permitindo com que o mesmo esteja à altura de dar resposta cabal e célere às preocupações e necessidades das famílias e das populações.
Noutra parte da entrevista, Angelino Edmundo Elavoco destacou a importância da realização da Semana Global do Dinheiro, porquanto irá permitir a elevação do nível de conhecimento dos participantes, em matéria de poupança e educação financeira, com foco na melhoria da qualidade de suas vidas e combate à pobreza.
Por seu turno, a delegada Regional Centro do BNA, Rosalina Lopes Lima, fez saber que a actividade consta de uma campanha da instituição financeira, com o objectivo de consciencializar os adolescentes e os jovens, bem como a população em geral, sobre os benefícios e a importância de bem gerir as finanças pessoais,
De acordo com a responsável, pretende-se, com a realização da mesma, permitir que os cidadãos, desde a tenra idade, obtenham, de forma gradual, conhecimentos, competências e comportamentos necessários para a tomada de decisões financeiras mais sólidas, com vista a garantir o seu bem-estar económico e social no futuro.
Feira Financeira
A Semana Global do Dinheiro está a ser marcada com a realização de uma Feira Financeira, aberta, também, pelo vice-governador sector Político, Económico e Social, que conta com a participação de diversas instituições financeiras e seguradoras, que estão a expor os vários serviços prestados à população nesta região do planalto central.
Consta entre os expositores, o BNA, instituição organizadora, o Banco Sol, Banco Angolano de Investimentos (BAI), Banco de Poupança e Crédito (BPC), Banco de Fomento Angola (BFA), Administração Geral Tributária (AGT), Instituto Nacional de Apoio à Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), Nossa Seguros e Fidelidade Seguros.
Para além da exposição e esclarecimento dos serviços prestados, os utentes da feira, com o objectivo de contribuir na gestão eficaz do orçamento familiar e proporcionar a compreensão sobre a economia nacional, estão a proceder também a abertura de contas, renovação do cartão multicaixa, pagamento de impostos, tratamento do cartão do contribuinte e outros pedidos.
O acto de abertura da Semana Global do Dinheiro e da Feira Financeira foi seguido com a realização de uma palestra subordinada ao tema “Planos de gastos e a gestão financeira”.
A Semana Global do Dinheiro, cuja primeira edição foi realizada em 2012, numa parceria entre o BNA e o Global Money Week, é uma iniciativa de carácter mundial holandesa, marcada com actividades lúdicas, palestras e outras de forma a ensinar as crianças a conservarem e a pouparem o dinheiro. ZZN/VKY/AC