Viana ganha fábrica de lentes oftálmicas no final deste ano

     Economia           
  • Luanda     Sexta, 24 Novembro De 2023    22h00  

Viana – Uma fábrica de lentes oftálmicas, com capacidade para produzir 50 peças por hora, vai ser inaugurada no final deste ano, no município de Viana, em Luanda, com vista a aumentar a oferta e reduzir o custo deste produto no mercado nacional, numa iniciativa da empresa Oftalmed.

Segundo o administrador dessa empresa, Hamyn Habib, trata-se da primeira fábrica do género a nível da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

A contar com a importação de matéria-prima da Europa e Ásia, o responsável afirmou que a empresa vai fabricar lentes oftálmicas progressivas, bifocais, anti-reflexo, anti-risco e de contacto, para atender as necessidades dos utentes com problemas de visão.  

Em declarações à imprensa, Hamyn Habib assegurou que as lentes nacionais serão mais baratas, porque “não vão agregar custos inerentes à importação e os utentes não terão de esperar três a quatro semanas para obter a disponibilidade do produto”, uma vez que a fábrica disponibilizará em três dias.

O gestor disse também que a unidade fabril vai permitir criar pelo menos 500 postos de trabalho, dos quais 460 angolanos, com realce para o género feminino.

Para além de abastecer o mercado interno, a empresa também prevê exportar a sua produção, no sentido de captar divisas para o país, de acordo com a fonte.

A oftalmed disponibiliza produtos como lentes oftálmicas e armações para clínicas e hospitais de oito das 18 províncias do país. FCC/QCB





+