Huambo - Os técnicos dos Serviços de Veterinária em Angola consideram, esta sexta-feira, no Huambo, a formação sobre produção e sanidade animal, como uma ferramenta para melhoria dos níveis de produtividade pecuária e aumento da renda familiar.
No comunicado final do evento, decorrido em 17 dias, numa iniciativa do projecto MOSAP III, do Ministério da Agricultura e Florestas, destacaram que a iniciativa concorre, igualmente, para o manuseio da cadeia alimentar de origem animal.
Sinalizaram que, para além da capacitação, é fundamental a melhoria das condições do sector que vela pela sanidade dos animais bovinos de carne e leite, bem como caprinos, ovinos, suínos, galinhas de corte e postura.
Segundo os veterinários, para o aumento dos níveis de produção animal, que há muito se almeja, é essencial a melhoria do aproveitamento e processamento dos produtos cárneos e lácteos em propriedades rurais, para o reforço da segurança alimentar.
Na ocasião, o coordenador do projecto MOSAP 3, Francisco Gomes, disse ser necessário disseminar os conhecimentos da formação, na perspectiva do alcance os objectivos do I curso de produção e sanidade animal.
Lembrou que o projecto MOSAP envolve, para além do financiamento aos produtores de animais, a componente da formação de técnicos a vários níveis, tendo em atenção a valorização do capital humano.
Por sua vez, o director-geral adjunto do Instituto de Desenvolvimento Agrário, Tarcisio Baptista, augurou que o curso analisou aspectos teóricos e práticos sobre como dinamizar as competências dos técnicos em relação à sanidade e produção animal l.
A formação congregou, aberta a 3 do corrente mês, estudou o aproveitamento e processamento de produtos cárneos e lácteos em propriedades rurais, com foco nas cobras e ovinos recém-nascidos.
De iniciativa do Ministério da Agricultura e Florestas, o projecto MOSAP, iniciado em 2023, até ao momento, já apoio em termos técnicos e financeiro mais de 18 mil famílias agropecuárias das províncias do Conene, Cuando Cubango, Benguela, Huíla e Namibe. MLV/ALH