Vendedores-ambulantes recebem financiamento

     Economia           
  • Cunene     Quinta, 09 Junho De 2022    17h46  
Vendedoras ambulantes na cidade de Ondjiva
Vendedoras ambulantes na cidade de Ondjiva
Pedro Manuel

Ondjiva – Dezoito vendedores-ambulantes, dos 100 previstos no município do Cuanhama, província do Cunene, beneficiaram, este mês, de um empréstimo financeiro da Associação Nacional dos Vendedores Ambulantes (ANVA), com vista ao aumento dos seus negócios.

Os vendedores, de acordo com o que solicitaram,   receberam entre 50 a 200 mil kwanzas, para investir durante um período de 90 dias e, depois, reembolsá-los em duas prestações à ANVA.

A informação foi prestada hoje, quinta-feira, à ANGOP, pelo representante da ANVA, José Ambrósio, tendo acrescentado, na ocasião, que o projecto criado há dois meses visa registar e apoiar os vendedores ambulantes em negócios, doenças e falecimento.

Fez saber que, depois do  Cuanhama, pretendem levar a iniciativa a outros municípios, com o objectivo de atingirem os resultados mais desejados e fazerem com que os vendedores que trabalham com cinco ou Kz 10 mil obtenham um volume de negócios de 50 a 200 mil.

Disse que a ANVA entende que as vendas em passeios se prendem, sobretudo, com o facto de os vendedores terem negócios de pouco volume financeiro, mas, se reforçarem o valor, poderão ter capacidade de criar uma pequena cantina ou bancada, onde lucram mais.

“Decidimos criar um fundo próprio, denominado ‘Fundo Okussoleka’,  porque a nossa contribuição, que ronda entre 250, 500 e 1 000 kwanzas permitirá gerar um fundo para nos auto-financiar, sem contar com os apoios vindos de fora”, afirmou.

O líder associativo salientou que o objectivo é ajudar o Governo na organização do comércio informal, que está na ordem dos 80 por cento no país, e reduzir o índice de desemprego e pobreza no seio da população angolana.

“Vamos promover, também, acções formativas no domínio do empreendedorismo e gestão de negócios, ferramentas que vão concorrer para o bem-estar de todos os membros da associação”, sublinhou.

José Ambrósio informou que têm outros programas sociais em carteiras, sobre a criação de cooperativas agrícolas e agro-pecuárias, para retirar o maior número de mulheres zungueiras da situação em que se encontram.

A ANVA é uma associação  filantrópica e apartidária que se encontra nas províncias de Luanda, Benguela, Bié, Huambo, Huíla, Namibe e Cunene e controla 18 mil associados.

 





+