Lubango- As vendedeiras ambulantes do município do Lubango, província da Huíla, participam pela primeira vez na 7ª edição da Feira da Batata e na 14ª do Natal, no intuito de dar visibilidade a sua actividade, feita em pontos estratégicos das ruas da cidade.
Ao falar da participação das mesmas, a coordenadora provincial da Associação das Vendedoras Ambulantes na Huíla (AVA), Lúcia Salesso, disse estar a ser uma experiência boa que já vai no segundo dia e a expectativa é que todos os produtos levados ao recinto da feira sejam vendidos.
Explicou ter patente no stand da AVA diversas frutas, como banana, ananás, manga, limão, assim como hortícolas, todo o produto que as mulheres zungueiras vendem nas ruas, num volume de negócios superior aos 250 mil kwanzas.
Avançou que a maioria dos membros prefere fazer as vendas em movimento, ir ao encontro do cliente e trabalhar em pontos estratégicos de venda, onde há um movimento populacional considerável.
Com a feira, segundo Lúcia Salesso, têm a oportunidade de interagir com os produtores e demais feirantes, aprender novas técnicas de venda e assim poderem continuar a crescer, dando maior dignidade às vendedeiras ambulantes.
Destacou depararem-se ainda com o desafio de melhorar o diálogo entre os fiscais, Administração Municipal do Lubango e a própria trabalhadora.
Reconheceu a falta de alguma organização por parte de alguns membros, assim como de uma actuação mais pedagógica dos fiscais da administração local, razão pela qual criaram a associação para melhor organizar a classe e promover mais diálogo com a administração.
A associação, que existe há um ano, está em processo final de legalização e conta com 750 membros, todos residentes no Lubango. Após a finalização do processo, a organização pretende expandir-se para outros municípios da Huíla.
A 7ª edição da Feira da Batata e a 14ª do Natal decorrem sob o lema “Do campo a nossa mesa” e vai até sábado.
Congrega até ao momento 50 expositores da província com o objectivo de fomentar e mostrar o potencial agro-pecuário e industrial da Huíla.
O evento é promovido pelo Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado da Huíla e a Associação Agro-pecuária Comercial e Industrial da Huíla (AAPCIL). Constitui uma oportunidade de geração de rendimentos para as famílias e empresas, criação de emprego e fortalecimento da cadeia logística da produção agro-pecuária e industrial da Região Sul.EM/PLB