Luanda – A comercialização de Jet-A1, combustível para aeronaves, da empresa de fornecimento de combustíveis em Angola, Pumangol, permitiu arrecadar 7,2 biliões de kwanzas, no segundo trimestre deste ano, o que representou um crescimento de 45% comparativamente aos primeiros três meses de 2024.
Esse crescimento resulta da conquista de novos clientes e do aumento do número de voos semanais dos clientes já existentes, segundo uma nota de imprensa enviada esta quarta-feira à ANGOP.
De acordo com o documento, apesar de um atraso de 19% no volume acumulado do ano, em relação ao mesmo período de 2023, a empresa espera recuperar e expandir o seu portfólio de clientes.
Na mesma senda, a empresa obteve um crescimento significativo nas vendas de combustíveis a retalho, com um volume total de 182 mil e 802 toneladas métricas (TM), representando um aumento de 7,3% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
O desempenho, justifica a nota, foi impulsionado pelas vendas de gasóleo, que atingiram 98 mil e 645 TM, um incremento de 12,8% face ao segundo trimestre de 2023.
A Pumangol avnça também que as vendas de gasolina cresceram, totalizando 84 mil e 157 TM, uma subida de 1,5%.
No sector industrial, a empresa registou um crescimento nas vendas de combustíveis a granel, com um volume total de 139 mil e 227 toneladas métricas, valor que corresponde a um aumento de mais 14% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
De forma geral, a Pumangol registou um crescimento de 9% nas vendas globais, no segundo trimestre de 2024, período marcado por um desempenho robusto nos segmentos de “B2B” (Business to Business) e “B2C” (Business to Consumer).
Com foco na sustentabilidade, a empresa continua a investir em projectos de energia renovável, destacando-se os programas de redução de emissões e promoção de práticas sustentáveis em todas as suas operações.
Com a promessa de "Impulsionar Comunidades", a empresa desenvolve iniciativas alinhadas com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. As acções de responsabilidade social incluem programas de apoio social, patrocínios, voluntariado e parcerias estratégicas para a transição energética.
Entre as parcerias destacam-se a colaboração com a Otchiva para a restauração de mangais, a parceria com a Coca-Cola para iniciativas de reciclagem e o apoio a startups e empreendedores que desenvolvem soluções inovadoras em energia sustentável.
A Pumangol, que emprega, de forma directa, mais de 500 pessoas e cerca de 1 900 trabalhadores indirectos, é uma empresa angolana de energia que opera no sector do “downstream” e detém três terminais de armazenamento de combustíveis e quatro terminais de aviação. Comercializa combustível, lubrificantes, betume e emulsões betuminosas em Angola. QCB