Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Vandalização do aeroporto do Huambo com prejuízos de KZ 75 milhões

     Economia              
  • Huambo • Sábado, 19 Março de 2022 | 12h23
Aeronave da TAAG
Aeronave da TAAG
Braúlio Pedro

Huambo – Setenta e cinco milhões de Kwanzas é o valor de prejuízos causados com a retirada das malhas laminadas e do rolo metálico do perímetro de vedação do aeroporto Albano machado, nos arredores da cidade do Huambo.

Dos bens vandalizados pela população, constam ainda os tubos galvanizados, serpentina e outros acessórios usados para a segurança do perímetro do aeroportuário.

Abordado pela ANGOP, o director do aeroporto do Huambo, Abel Hossi Chissalukila, lamentou os constantes actos de vandalização, salientando que a destruição dos equipamentos vai obrigar o Estado a repetir os investimentos feitos para a reposição da vedação danifica, quando tem outros investimentos por fazer.

Avançou que, para além dos danos avaliados em 75 milhões de Kwanzas, houve outros equipamentos que foram vandalizados e já substitutivos anteriormente.

Segundo Abel Hossi Chissalukila, as áreas mais afectadas são as que ficam nas margens da estrada que dá acesso à centralidade do Lossambo, para além dos bairros circunvizinhos Sassonde I e II, Capilongo, Cachingui e Betel.

Paralelamente a destruição dos equipamentos, disse, regista-se ainda a deposição de lixo dentro do perímetro aeroportuário, não obstante a existência da vedação que foi construída para limitar a circulação das pessoas e animais na pista.

Esclareceu que a presença de animais e aves no perímetro aeroportuário, principalmente quando atraídas por restos de comida depositada no perímetro do aeroporto, constitui um perigo eminente à navegação, colocado em causa a segurança das aeronaves, dos passageiros e das pessoas em terras

Perante à situação, disse que a instituição tem estado a trabalhar com a Polícia Nacional e as autoridades tradicionais dos em causa para a denúncia, detenção e responsabilização civil e criminal dos infractores, com vista a desencorajar tais actos.

Com dois voos da TAAG por semana (segunda e sexta-feira), o aeroporto do Huambo, conhecido por Albano Machado, reinaugurado em 2011, tem um perímetro de vedação de 14 mil metros lineares.

A pista do aeroporto Albano Machado, construída em 1947, possui dois mil e 700 metros de cumprimento e 24 de largura.

A província do Huambo, Planalto Central de Angola, ocupa uma extensão territorial de 35.771 quilómetros quadrados e uma população estimada em dois milhões 600 mil habitantes, distribuídos pelos 11 municípios, tem ainda ligação por estrada com várias regiões do país e por línea féria, através do Caminho-de-Ferro de Benguela.

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+