Lubango – Quinhentas e 79 mil e 324 cabeças de gado bovino foram vacinadas de Março à presente data, na província da Huíla, contra o carbúnculo hemático e sintomático, peripneumonia contagiosa e dermatite nodular.
A campanha, conduzida por técnicos do gabinete provincial da agricultura, pecuária e pescas, vai até Dezembro e prevê atingir um milhão, 242 mil e 73 cabeças de gado bovino.
Em declarações à Angop, o chefe do departamento provincial de pecuária, Sambo Daniel, informou que estão também a ser aplicadas medicamentos para doenças da pele.
Conforme a fonte, o trabalho de vacinação decorre com “muitos constrangimentos”, devido a morosidade no pagamento de subsídios de deslocação a 200 técnicos, cuja dívida está fixada em 54 milhões de kwanzas, pois desde Março que não são pagos.
Apontou ainda a falta de transporte para a mobilidade dos brigadistas nas áreas de vacinação, bem como de logística, para proporcionar maior qualidade da actividade, como outros impasses.
Fez saber que, em alguns casos, os brigadistas tem sido apoiados logisticamente pelas administrações municipais, auxílio que tem sido fundamental para não paralisar a actividade.
Estima-se que na província da Huíla existam perto de três milhões de cabeças de gado, sendo a que ostenta o maior efectivo no país.