Cuito - Mil milhões, 445 milhões, 196 mil e 870 Kwanzas é o valor arrecadado pelos expositores, durante a V edição da Feira da Batata e do Milho do Bié, encerrada este sábado no Cuito.
Na edição passada, que contou com 300 expositores, arrecadou-se 600 milhões de Kwanzas.
De acordo com a vice-governadora para área política, social e económica, Alcida de Jesus Camateli Sandumbo, que coordenou a actividade, juntaram-se na presente edição 445 expositores das províncias do Bié, Huambo, Luanda, Moxico, Benguela, Cuando Cubango, Zaire, Namibe e da Huila.
Disse que durante os cinco dias, as empresas comercializaram 399.5 toneladas de milho, 66.76 de batata rena, 116.27 de feijão, 44 de trigo e 69.88 toneladas de trigo.
O evento premiou 11 categorias distintas, tendo o município de Camacupa, revalidado o título de vencedor da feira, destacando-se em três categorias designadamente, Melhor Expositor, Melhor Administração Municipal e o grande prémio.
Os galardoados, para além de estatuetas e diplomas, receberam como prémios, bombas submersivas eléctricas, moto-bombas, moto-semeadoras, debulhadoras, pulverizadores e outros meios agrícolas para alavancar a produção nos respectivos municípios.
Ao encerrar o evento, a governadora do Bié, Celeste Adolfo, destacou o empenho de todos para o êxito da feira, acrescentando que a presente edição demostrou que é possível a província vencer todas as adversidades impostas pelo actual contexto económico do país.
Anuncioiu, na ocasião, a pretensão de a partir de 2025 a feira evoluir para Expo/Bié, cujos preparativos para o efeito se iniciam em Setembro próximo. LB/BAN/MS