Cuito – Mais de quatrocentos expositores nacionais e estrangeiros participam, desde esta segunda-feira, da V edição da Feira da Batata e do Milho do Bié, na cidade do Cuito.
O evento tem uma projecção de movimentar um volume de negócios de aproximadamente 500 milhões de kwanzas, contra os 400 milhões da edição passada.
Na ocasião, a governadora do Bié, Celeste Adolfo, que procedeu à abertura do certame, destacou o aumeto do número de expositores na presente edição.
Segundo a governante, à medida que os anos passam, o Bié tem se mostrado uma “verdadeira” potência agrícola, a julgar pelo interesse dos produtores em auxiliar o Executivo na diversificação da economia nacional, visando tirar o país da dependência “excessiva” do petróleo.
Com a realização da V edição, conforme a governadora, pretende-se também despertar o espírito empreendedor, sobretudo na juventude, bem como dinamizar a produção local e incentivar os cidadãos para a cultura da produção agrícola.
Nesta presente edição, estão disponíveis mais de mil e 500 toneladas de milho e 500 toneladas de batata, assim como feijão, jinguba, tomate, cebola, mandioca entre outras culturas.
Prestigiaram a abertura do evento, o secretário de Estado para Agricultura e Pecuária, Castro Camarada, e os governadores das províncias do Huambo, Moxico e Cuando Cubango, nomeadamente, Pereira Alfredo, Ernesto Muangala e José Martins.
A IV edição, realizada o ano passado, na cidade do Cuito, teve a participação de 300 expositores.
A primeira Feira da Batata Rena e do Milho aconteceu no Município do Chinguar, de 8 a 10 de Agosto de 2019, e nela foram comercializadas mais de 100 toneladas de milho e 50 de batata rena. LB/BAN/MS