Talatona – O Secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Alexandre Barroso, considerou, hoje, em Luanda, que a quinta Conferência é uma oportunidade de diálogo para a atracção de investimento privado e a implementação de vários projectos.
Em declarações à imprensa, à margem do referido evento, que encerrou nesta quinta-feira, reconheceu ser uma excelente oportunidade, sendo igualmente um catalisador para que bancos e empresas se entendam.
Disse que o Governo vai promover o diálogo para que instituições empresariais e financeiras possam sentar à mesma mesa de discussões, com o propósito de que as condições criadas alcancem um bom êxito.
Ainda nesta senda, afirmou que existem dificuldades para a plena implementação do conteúdo local, embora algumas empresas já estejam a dar passos seguros na valorização dos quadros angolanos por meio de estágios profissionais e da sua integração.
"A integração de jovens na indústria petrolífera é um esforço conjunto do Governo, das empresas operadoras e das prestadoras de serviços, ou seja, um conjunto de acções interligadas que levarão à maximização dos jovens quadros", disse.
Sob o tema "Inovação e Sustentabilidade no Sector Energético de Angola" esse segundo dia da conferência prosseguiu com discussões técnicas voltadas para áreas como finanças, investimentos e o compartilhamento de conhecimento da indústria.
O evento contou com palestras e painéis que abordaram temas como "Navegar Rumo ao Futuro: Mulheres na Liderança da Evolução do Petróleo e Gás em Angola" e "Capacitar o Talento Angolano: Estratégias de Conteúdo Local para Desbloquear o Capital Humano".
O evento reuniu mais de 200 participantes, entre empresários, investidores e especialistas de 45 países e 68 empresas.
GIZ/MDS