Utentes da Rua das Condutas clamam pela conclusão das obras

     Economia           
  • Luanda     Quinta, 16 Março De 2023    16h44  
Trabalho de tapa-buraco na província do Cunene
Trabalho de tapa-buraco na província do Cunene
José Cachiva - ANGOP

Cazenga - Utentes da Rua das Condutas, no município do Cazenga (Luanda), clamam pela conclusão imediata das obras de reabilitação da mesma, porquanto o atraso está a causar constrangimentos na circulação do trânsito.

A rua tem uma extensão de cerca de três quilómetros, partindo da Quinta Avenida (próximo da base da TCUL) até a rua das Pedrinhas, zona limítrofe entre Cazenga e município de Viana.

O troço conta já com dois quilómetros e 600 metros asfaltados (2.600 km2), que corresponde a 90 por cento de execução física, informou à ANGOP, nesta quinta-feira, o responsável da  empreitada, engenheiro Pedro Afonso.

O auto de consignação aconteceu no primeiro trimestre de 2022 e o prazo de entrega seria de sete meses, mas devido a “alguns constrangimentos, encontrados no decurso dos trabalhos não aconteceu até a presente data", alegou o engenheiro Pedro Afonso.

Moradores e automobilistas mostram-se “insatisfeitos”  com a demora das obras, enquadradas no âmbito do Plano Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM) e avaliadas em dois mil milhões de Kwanzas.

Para os utentes, a ansiedade em ver a via aberta e em condições constitui uma das preocupações, porquanto pretendem poupar gastos financeiros e evitar desgaste de peças dos automóveis numa via degradada. 

A moradora do Kalawenda, Isabel Luís,  está preocupada com os esgotos sem tampas e onde se deita lixo, podendendo causar ferimentos e ou mortes.   

Outro morador do mesmo distrito, Jorge Manuel,  realça que a falta de contentores próximo das residências está na base da deposição do lixo nos esgotos em construção na Rua das Condutas e em passeios ao longo da via.

Já Adão Manuel, automobilista, apelou ao encarregado da obra para a colocação de quebra molas ao longo da estrada, para se evitar acidentes de viação, uma vez que mesmo sem a conclusão dos trabalhos, regista-se atropelamentos, por excesso de velocidade de moto-taxistas e taxistas. PLA/SEC/AC





+