Caála – A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) capacitou, esta sexta-feira, no município da Caála, província do Huambo, vários jovens, entre estudantes e comerciantes, em matérias de literária e inclusão financeira, soube a ANGOP.
A formação, decorrida no auditório da casa de passagem da Administração local, foi antecedida de uma campanha de sensibilização aos vendedores do mercado informal do Mangumbala, numa parceria com o Ministério da Juventude e Desportos e do Banco Nacional de Angola (BNA).
Ambas actividades serviram para cultivar o hábito de poupança e o acesso aos serviços bancários.
Na ocasião, a directora do projecto de Formação e Literacia Financeira da USAID, Stela Stebrak, destacou a importância da poupança na estabilidade económica das famílias.
Disse que as actividades servir para dar a conhecer aos jovens sobre os métodos de poupança e de gestão do dinheiro, para além de saberem sobre o funcionamento dos sistemas financeiros, com destaque para o digital.
A responsável defendeu a necessidade da disponibilização permanente de informações sobre a literacia financeira e acesso aos serviços bancários aos comerciantes informais, sobretudo, as mulheres.
Por sua vez, o administrador adjunto local para a área Financeira e Orçamental, Edson da Silva, valorizou o engajamento da USAID na formação dos jovens em termos de finanças e poupança, facto que concorre para a estabilidade económica das famílias.
Sinalizou o interesse dos jovens locais em assuntos ligados aos diversos tipos de moedas e acesso aos serviços bancários.
Ladislau Amadeu, um dos formados, disse estar mais lúcido sobre o funcionando da banca e das técnicas de poupança e gestão financeira.
A formação abrange cinco, dos 11 municípios da província do Huambo, designadamente os municípios Bailundo, Caála, Cachiungo, Chicala-Cholohanga e Huambo.
A Agência dos Estados Unidos da América para o Desenvolvimento (USAID) é um órgão do Governo americano, encarregue pela distribuição de maior parte de ajuda externa e, ao mesmo tempo, promover o ambiente macro e micro económico.
Localizada no corredor Oeste da província do Huambo, o município da Caála, conta com uma população estimada em 392 mil habitantes, distribuídos pelas comunas da Calenga, Catata, Cuima e Sede, na sua maioria jovens em actividades produtivas. MLV/ALH