Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

INE regista duzentas mil candidaturas para agentes de campo do Censo/2024

     Economia              
  • Luanda • Terça, 28 Maio de 2024 | 19h19
Director geral do INE, José Calengi
Director geral do INE, José Calengi
Gaspar dos Santos-ANGOP

Talatona - Mais de duzentas mil candidaturas, para agentes de campo do Censo Geral da População e Habitação 2024, foram registadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), durante o processo de recrutamento que decorreu de 22 a 27 de Maio.

O censo da população e habitação 2024 terá inicio em 19 de Julho do corrente ano e prevê recutar 79.423 agentes de campo, dos quais 67.131 recenseadores e 12.292 supervisores, para a recolha de dados.

O director do Instituto Nacional de Estatística (INE), José Calengi, que falava à margem da Reunião do Comité de Estatística da SADC, que decorre de 28 a 30 de Maio, afirmou que a partir do dia 29 será feito o processo de selecção dos recenseadores, supervisores, assistentes administrativos e técnicos.

 O responsável referiu que as dificuldades apontadas por alguns candidatos, em termos de acesso ao site, foram ultrapassadas desde o primeiro dia, por este facto, atingiu-se o número almejado.

Em relação à reunião da SADC destacou que serão analisados os instrumentos de políticas para as estatísticas regionais, projectos de fontes e métodos de colheitas de dados, entre outros.

O recenseamento da população e habitação será efectuado em todo o território nacional e abrangerá cidadãos nacionais e estrangeiros residentes ou ausentes temporariamente, assim como as unidades de alojamento.

Por sua vez, o secretário de Estado para o Investimento Público, Ivan Marques dos Santos, referiu que Angola tem dado passos significativos, em termos de produção de estatísticas oficiais, tendo destacado o inquérito de despesas, receitas e emprego, o recenseamento de empresa e estabelecimentos, bem como o Inquérito de Indicadores múltiplos e de saúde, entre outros.

Frisou que o país, através do Sistema Estatístico Nacional, está comprometido com a implementação das directrizes da SADC  para conferir maior robustez às estatísticas da região.

Disse que a assinatura do protocolo de estatística da SADC, sendo este um documento jurídico, permite o reforço do desenvolvimento e inovação no domínio das estatísticas da Região.

Na ocasião, a secretária-executiva regional para integração da SADC, Angele Makombo N´tumba, destacou que o plano Estratégico Indicativo de Desenvolvimento Regional da SADC (RISDP 2020-30) estabelece as prioridades estratégicas e áreas de intervenção para o seu actual período de implementação.

 No que diz respeito as estatísticas, a estratégia prevê o reforço da capacidade em toda a cadeia de valor dos dados do sistema estatístico regional como uma área de enfoque estratégico, a fim de alcançar o resultado de uma infra-estrutura de recolha de dados melhorada e de sistemas essenciais para a produção e utilização de estatísticas regionais. 

“Cabe a nós maximizar o impacto dos dados no desenvolvimento da nossa região, o que implica internalizar e prestar maior atenção a cada componente de toda a "cadeia de valoração de dados", finalizou.

Durante três dias, nas diferentes sessões, serão igualmente analisados estatísticas das Contas Nacionais, estatísticas sobre a pobreza, estatísticas de preços, estatísticas sobre agricultura, estatísticas sobre trabalho, entre outros temas.

Participam do encontro a Namíbia, Botswana, Madagáscar, Ilhas Seychelles, Zimbabwe, Malawi, Moçambique, Tanzânia, RDC e o Reino de Eswati.GIZ/MAG
 





Notícias de Interesse

Angola e ONU abordam paz e segurança nos Grandes Lagos

 Domingo, 24 Novembro de 2024 | 00h29

Angola e Reino Unido reforçam cooperação

 Domingo, 24 Novembro de 2024 | 00h06

UNITEL vence prémio FESTIPUB 2024

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 23h46

Moniz Silva promete reabilitar pavilhões em Benguela

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 23h39

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+