UIP avalia estado das infra-estruturas na zona fronteiriça do Luau

     Economia              
  • Moxico • Quarta, 17 Julho de 2024 | 09h03
Edifício da Administração Municipal do Luau
Edifício da Administração Municipal do Luau
Teotónio Chilambavo

Luena - Uma equipa da Unidade de Implementação do Projecto (UIP) de Aceleração da Diversificação Económica e Criação de Emprego “Diversifica Mais” procede, esta quarta-feira, ao levantamento das principais necessidades de infra-estruturas técnicas na zona fronteiriça do Luau, província do Moxico.

Este diagnóstico naquele ponto fronteiriço com a República Democrática do Congo (RDC), enquadram-se no plano de actividades previstas para 2024, do referido projecto, conforme uma nota de imprensa do Ministério do Planeamento a que ANGOP teve acesso.

O principal objectivo passa por aumentar o investimento privado e o crescimento das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) em sectores não-petrolíferos, com foco no Corredor do Lobito (províncias de Benguela, Huambo, Bié e Moxico), de acordo com o documento.

O Projecto “Diversifica Mais”, acrescenta, pretende criar um ambiente propício para o comércio, investimentos e financiamento, o que inclui um número de intervenções nas zonas fronteiriças previamente identificadas, como a fronteira do Luvo, na província do Zaire, e a fronteira do Luau, no Moxico.

Deste modo, a equipa da UIP vai fazer um levantamento de necessidades, avaliar o estado actual das infra-estruturas e mapear as áreas que requerem um apoio mais premente em termos de serviços e de novas infra-estruturas tecnológicas.

O foco do projecto é apoiar as acções que concorram para facilitar a realização do comércio, bem como a criação de novos negócios e consequente criação de empregos, dando uma atenção especial à mitigação de possíveis riscos de cariz social e ambiental no acto da implementação das iniciativas a serem financiadas pelo Projecto Diversifica Mais.

 “A visita da equipa da UIP do Diversifica Mais vai apenas executar trabalhos de diagnósticos, que já seguem a bom ritmo, visto que na primeira semana do mês corrente, efectuou com sucesso o mesmo trabalho na fronteira do Luvo, Zaire”, lê-se na nota de imprensa.

Luau é um município que dista a mais de 360 quilómetros a leste da cidade do Luena, capital da província do Moxico.

Com três mil e 839 km² e mais de 110 mil habitantes,  é limitado a leste pela República Democrática do Congo, na região do Dilolo, sendo o último ponto do Caminho de Ferro de Benguela, em território angolano. 

A região possui  ainda um Aeroporto Internacional "General Sapilinha Sambalanga" além de estar ligada pela Estrada Nacional - 250, cujas obras de reabilitação estão em curso. TC/YD





+