Luanda – A União Europeia (UE) tenciona apoiar projectos ligados à diversificação e logística da cadeia de valor do sector comercial angolano com um financiamento de cerca de oito milhões de euros (1 euro vale 901 kwanzas).
Segundo o chefe de Cooperação da União Europeia em Angola, Enrico Strampeli, que falava à imprensa à margem da apresentação dos resultados do Programa de Assistência ao Comércio em Angola (ACOM), actualmente, a UE está a trabalhar para apresentar a proposta e, em seguida, receber o financiamento previsto.
Referiu que esse projecto prevê, sobretudo, reforçar também o apoio ao Corredor do Lobito, uma das prioridades do Governo angolano.
Enrico Strampeli reiterou o contínuo apoio ao Governo angolano, com vista ao alcance dos objectivos preconizados em relação à diversificação da economia.
Com um valor global de 12 milhões de euros, o Programa de Assistência ao Comércio em Angola, financiado pela UE, decorreu de 2016 a 2023, e providenciou assistência técnica ao Governo, a entidades públicas nacionais e a diferentes entidades directa ou indirectamente ligadas ao sector. ML/QCB