Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Turbina 3 da barragem do Luachimo recuperada

     Economia              
  • Lunda Norte • Terça, 06 Junho de 2023 | 11h54
Central de máquinas da barragem do Luachimo
Central de máquinas da barragem do Luachimo
Helder Dias

Dundo - A turbina 3 da Barragem Hidroeléctrica do Luachimo, na Lunda Norte, retomou a sua produção depois da substituição das peças avariadas em Maio deste ano.

A turbina, com capacidade de produzir 8.5 megawatts de energia eléctrica, esteve quase um mês fora de serviço devido a uma falha técnica registada durante os ensaios.

A informação foi prestada pelo director do projecto pelo GAMEK, Joaquim Garcia, sublinhando que, com a recuperação da turbina 3, a barragem produz 17 dos 34 previstos, fornecendo energia à cidade do Dundo e arredores.

Esclareceu que estão em produção experimental duas das quatro turbinas previstas, com 8.5 megawatts cada.

Está em fase conclusiva a montagem das últimas duas turbinas com as mesmas capacidades de produção (8.5) e deverão começar a produzir nos próximos dias.  

Assegurou que até Novembro deste ano, a barragem começará a produzir os 34 megawatts projetados.  

Sobre as restrições no fornecimento de energia, Joaquim Garcia fez saber que o facto deve-se aos ensaios das máquinas, acrescentando que o abastecimento só será estável após a conclusão definitiva dos testes.

As obras de reabilitação e ampliação da Barragem do Luachimo, em curso desde 2016, estão avaliadas em mais de 212 milhões de dólares e foram financiadas por uma linha de crédito da China.

Com a sua conclusão, o empreendimento vai elevar a sua capacidade de produção energética de 8,4 para 34 megawatts (MW), superior à necessidade local, ou seja, deverá restar cerca de 50 por cento da energia produzida como reserva.

 O projecto contempla duas subestações eléctricas já concluídas com uma rede de transporte de 60 quilovolts.

A entrada em funcionamento deste projecto energético vai permitir a expansão de energia em benefício de 186 mil residentes na cidade do Dundo e nos municípios de Cambulo e Lucapa, incluindo as localidades de Fucauma, Cassanguidi, Luxilo e Calonda.

Para além das ligações domiciliares que, na primeira fase, vão beneficiar mais de nove mil famílias, o projecto prevê cerca de 30 ligações industriais. HD





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+